Notícias

Empreender: Crescimento para as micro e pequenas

Guarulhos, 26 de abril de 2004

Após um ano, o Projeto mostra que o associativismo é a única alternativa para as empresas permanecerem no mercado

O Projeto Empreender, implantado na cidade em fevereiro de 2003, pela ACE-Guarulhos, em parceria com o Sebrae-SP-Escritório Regional de Guarulhos, e coordenado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), vem mostrando que, através do associativismo e da união de forças, é possível haver crescimento e desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas da mesma área de atuação.

Hoje, em Guarulhos, mais de 70 empresas participam do projeto desenvolvendo ações conjuntas em busca de soluções para problemas comuns como redução de carga tributária, compras em grupo, aperfeiçoamento e atualização de funcionários e pesquisas de mercado. “O empreender tem possibilitado aos empresários dos núcleos conquistar novos espaços que, individualmente, dificilmente conseguiriam”, afirma Alessandro Paes dos Reis, gerente do Sebrae local.

Empresas dos setores de materiais de construção, farmácias, recursos humanos, além de escolas particulares – núcleo criado em fevereiro deste ano – enxergaram no projeto uma possibilidade de crescer como parceiros e não mais como simples concorrentes. A partir do mês de maio,  empresas de contabilidade também começarão a trabalhar no projeto.
Para Wagner Salgado Antico, consultor do Empreender na ACE, “foi um ano de muito sucesso que gerou motivação aos empresários, reacendeu a esperança de melhores resultados e de crescimento no mercado”. Segundo o consultor, para as pequenas empresas que  têm carência de treinamento e qualificação e não conseguem  acompanhar a evolução tecnológica, o Empreender serve como suporte e auxílio para enfrentar o mercado.

O Projeto conta com um Comitê Gestor, estrategicamente criado para identificar novos segmentos, acompanhar seu andamento e viabilizar sua realização com obtenção de resultados práticos. O Grupo é formado pela Associação Comercial e Empresarial (ACE-Guarulhos), Sebrae/SP, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Sescon, Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) e Ciesp local.

Conquistas – Para se ter uma idéia do crescimento que o Empreender trouxe, basta falar do trabalho já realizado pelos núcleos setoriais que se reúnem toda a semana. O Núcleo de Recursos Humanos, por exemplo, dentre várias conquistas, encomendou uma pesquisa de mercado, em 2003, à Empresa Júnior da Faculdade São Judas Tadeu, para identificar a realidade do segmento no município, as necessidades do mercado e a satisfação dos clientes. “Participar do Núcleo trouxe crescimento profissional porque temos conseguido fechar vagas com maior facilidade, além de divulgar nossa imagem no mercado e pensar em conjunto, não mais de forma individual, mas no setor”, diz Liliane Niccioli, ge­ren­te de unidade da empresa Gelre Trabalho Temporário, participante do grupo de RH.

Outro Grupo que obteve resultados significativos nesse primeiro ano de trabalho foi o Núcleo de Materiais de Construção. O grupo conseguiu uma parceria com a VISA Net, administradora de cartões de crédito, que apresentou um diagnóstico do segmento no Brasil com as tendências de mercado, além de uma proposta de atuação em conjunto com os empresários do setor. Segundo Marco Antônio de  Oliveira, da Madriby Esquadrias e Materiais de Construção, a parceria ajudou a todos.

Trabalhando em conjunto, os empresários de Farmácias também sanaram dúvidas e expectativas sobre o sistema de Plantões. “O grupo tem um Projeto de Lei na Câmara Municipal para solucionar problemas com a comercialização dos produtos correlatos, assim como estão cientes das ocorrências no setor”, afirma Antico. Além disso, o trabalho realizado em associativismo gerou empregos, renda, possibilitou a quebra de paradigmas e a capacitação dos empresários e de seus colaboradores, por meio de cursos e palestras.

Empreendedor: participe você também do Projeto Empreender e obtenha êxito em seus negócios. Saiba mais pelo telefone (11) 6463-9339 ou 6440-1009.