Notícias

Guarulhos integra Conselho Mundial

Guarulhos, 26 de abril de 2004

A cidade de Guarulhos foi eleita, juntamente com Campinas, Santo André, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, para integrar o Conselho Mundial de Cidades e Governo Locais Unidos, órgão criado para fortalecer a participação dos municípios em questões ligadas a relações econômicas, desenvolvimento e direitos humanos.

A indicação foi oficializada durante a realização do 1º Congresso Latino-americano de Cidades e Governos Locais em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), – que participou do evento a convite da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma) – foi um dos debatedores do painel “Município e Segurança Cidadã”, quando abordou as perspectivas da segurança pública no Brasil.

A principal ação do Conselho é propor políticas e discutir formas de participação dos municípios no contexto econômico e social internacional com vistas ao Congresso Mundial de Cidades, que acontece de 02 a 05 de maio em Paris, na França.

O objetivo do Congresso é viabilizar a criação de uma organização denominada “Cidades e Governos Locais Unidos”, que reunirá 318 cidades de todos os continentes (sendo 39 da América Latina) e tem como meta promover a cooperação entre os municípios por meio de intercâmbios, bem como aproximar as populações e buscar o fortalecimento das relações econômicas, culturais e o melhor aproveitamento dos recursos destinados às cidades lá representadas.

“A indicação de nossa cidade para o Conselho Mundial representa um fato histórico e muito importante, pois permitirá a troca de experiências de Guarulhos com órgãos ligados à ONU e uma relação privilegiada com organismos e entidades internacionais, como o Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento”, observa Elói Pietá.

Convênio

Além de discutir temas centrais que farão parte da agenda municipal latino-americana, o prefeito Elói Pietá aproveitou a participação no Congresso Latino-Americano, na Bolívia, para assinar um convênio de cooperação mútua com Quito (capital do Equador) nas áreas de segurança cidadã, relações cidade-aeroporto, reabilitação de áreas centrais e promoção de investimentos e relações internacionais.