Notícias

Comércio confirma recuperação e vende mais em janeiro pelo 2º mês

Guarulhos, 19 de março de 2004

As vendas no comércio varejista brasileiro saltaram em janeiro em relação a igual mês de 2003, em grande parte por conta da base de comparação fraca.

As vendas tiveram alta de 6,09% frente a janeiro do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

“Eu acredito que se deva sobretudo à base fraca de janeiro de 2003, porque aquele mês havia sido bem fraco. No início do ano passado estávamos com juros bem altos e aquilo já estava inibindo o consumo”, afirmou Alexsandro Barbosa, economista da consultoria Global Invest.

Em janeiro de 2003, as vendas tiveram queda de 4,33% sobre igual mês do ano anterior.

Ele ressaltou que, ainda assim, o resultado é “positivo, porque janeiro é um mês em que tradicionalmente se consome pouco e tivemos um número forte”.

Nos últimos 12 meses, as vendas ainda mostram queda, de 2,89%, devido à fraca performance do setor no ano passado.

Entre os 27 estados brasileiros, 21 tiveram alta das vendas. Fortes aumentos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os principais responsáveis pelo número geral.

Na análise por setor, as vendas de Móveis e eletrodomésticos saltaram 19,62% sobre janeiro de 2003 – o principal impacto positivo para o índice. Esse é um setor cujas vendas dependem bastante do crédito disponível ao consumidor.

Segundo o IBGE, “as promoções para desova dos estoques de final de ano e o baixo volume de vendas em janeiro de 2003 justificam a taxa elevada dessa atividade em janeiro de 2004”.

Também tiveram boas performances os segmentos de Tecidos, vestuário e calçados e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Os dois dependem bastante da renda do consumidor.

O único setor a apresentar queda de vendas em janeiro foi combustíveis e lubrificantes, de 0,59%.

O IBGE acrescentou que a receita nominal do setor subiu 10,24% em relação ao ano anterior.