Notícias

Entidades apresentam o projeto “Incubadoras de Empresas de Guarulhos”

Guarulhos, 05 de março de 2004

DivulgaçãoVárias entidades do município apre­­sentaram, formalmente, o projeto da “1ª Incubadora de Empresas de Guarulhos”, no dia 2 de março, na Agende, cuja instalação trará grandes benefícios econômicos e sociais à ci­dade.

Um vídeo do Se­brae, explicando o que é uma incubadora de empresas mostrou depoimentos reais de micro e pequenos empresários incubados. “Em uma incubadora de uma maternidade, os bebês prematuros recebem uma série de cuidados especiais, para sobreviver e crescer fortes e saudáveis. O mesmo acontece com uma incubadora de empresas. Em lugares como esses, os empresários dão os primeiros passos, recebendo orientações de técnicos e especialistas e, após três anos, dei­xam a incubadora”. É sob esta ótica que a incubadora está sendo lançada.

Segundo o gerente do Sebrae – regional Guarulhos, Alessandro Paes do Reis, “aproximadamente, 78 mil empresas fecham todos os anos no Brasil. Com isso, também são fechados de 335 mil a 530 mil postos de trabalho por ano, o equivalente a 7 estádios do Morumbi lotados, influindo negativamente no consumo e na economia nacio­nal”. Isto acontece porque a grande maioria dos micro e pequenos empresários abrem um negócio sem qualquer planejamento estratégico. “O Programa de Incubadora vem justamente sanar estas deficiências, objetivando fortalecer a micro e pequena empresa”, esclareceu o ge­rente. Anunciato Thomeo Sobrinho, diretor de Relações Institucionais da ACE e Maurici Dias Gomes, gerente comercial, estiveram presentes. “Foi um sonho conjunto que se tornou realidade”, comemorou Anun­ciato.

A consultora do Sebrae, Maria Alice For­chetto, também mencionou os números sobre o panorama atual em nosso Estado: atualmente são 40 incubadoras em funcionamento, 514 empresas com capacidade de incubação, 450 em­pre­sas residentes, sendo que 88% boxes estão ocupados e foram criados 2.211 postos de trabalho diretos.

Conselho de Administração – O Conselho de Administração da Incubadora de Empresas é o primeiro passo para a concreta Implantação da Incubadora de Empresas de Guarulhos. Segundo Elson Roberto de Sou­za, diretor geral da Agen­de, o Conselho de Administração é for­mado pelas entidades que estão diretamente envolvidas no proje­to. Implementado pela Agen­de, Ciesp, Sebrae, ACE-Guarulhos e Prefeitura, o programa será administrado por um conselho formado pela Infraero, Banco do Brasil, Cai­xa Econômica Federal, UnG (Universidade Guarulhos), FIG (Faculdades Integradas de Guarulhos), Sescone Setcesp. Dentro dos próximos 15 dias, serão apresentado os nome dos representantes de todas as entidades. O Conselho de Administração, com o auxílio do gerente da incubadora, irá formular osplanos e programas, selecionará as empresas a serem incubadas e trabalhará nos acordos e convênios que envolvam a incubadora de empresas.