Notícias

Secovi projeta crescimento de 15% nas vendas de imóveis

Guarulhos, 27 de fevereiro de 2004

O setor imobiliário está otimista para 2004. Pelo menos é o que sugere a projeção de crescimento divulgada na semana passada pelo presidente do Sindicato da Habitação, Romeu Chap Chap. Segundo ele, o número de imóveis vendidos deve crescer entre 10 e 15% neste ano frente ao ano passado.

Contudo, como o próprio presidente do Secovi alertou, o crescimento deve se dar em relação a uma base fraca, visto que o ano de 2003 foi o pior ano, em termos de volume de vendas, para o setor imobiliário dos últimos dez anos.

Esta também é a opinião do presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-SP), Eduardo Zaidan, que estima uma queda de 8,5% no faturamento do setor no ano passado, frente a um crescimento de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Zaidan lembrou ainda que o ano passado foi atípico, uma vez que, em geral, o setor de construção civil tende a crescer muito mais do que o PIB.

Cenário econômico mais favorável

Dentre as razões por trás do otimismo do presidente do Secovi para o desempenho do setor neste ano, estaria a queda do risco país, a maior estabilidade do câmbio e o controle da inflação. Chap Chap também acredita que haja vontade política do governo de gerar novos postos de trabalho, e as condições econômicas do país estariam favorecendo este cenário.

Finalmente, o presidente do Secovi lembrou que a taxa de juros básica da economia deve retomar sua tendência de queda, o que favoreceria novos investimentos no setor imobiliário. De acordo com o último relatório do Banco Central, que contém a média das projeções de cerca 100 analistas de mercado, a taxa básica da economia deve fechar o ano em 13,75%, ou cerca de 2,75 pontos abaixo do patamar atual. Em termos do crescimento do PIB as projeções apontam uma expansão de 3,70% para o ano de 2004.

Fernanda de Lima