Notícias

Bulas de medicamentos ficarão mais claras

Guarulhos, 18 de fevereiro de 2004

Ao que tudo indica, a partir do segundo semestre deste ano os consumidores não enfrentarão mais dificuldades para entender as bulas de remédios. Termina no dia 24 de março o prazo para que as indústrias farmacêuticas apresentem os novos textos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi tomada pelo órgão após um grande número de queixas dos consumidores.

Dois tipos de orientação

Com as mudanças previstas para a segunda metade do ano, as bulas dos medicamentos apresentarão dois tipos de orientação, uma para o público entender, escrita em linguagem mais acessível; e outra para os profissionais de saúde, mais técnica, como já existe atualmente.

O tamanho das letras das bulas também é motivo de reclamação pela maioria dos consumidores, assim como a linguagem extremamente técnica utilizada. Para se ter uma idéia, um remédio para evitar rejeição a transplantes indica como possíveis reações adversas “hipertricose, hipertrofia gengival, erupções cutâneas, hipercalemia, hipomagnesemia e amenorréia”, alerta indecifrável para a maioria.

Em fase de adaptação

Como a implantação da nova medida deve ser feita de forma gradativa, uma vez que é grande o número de medicamentos que apresentarão a nova bula, alguns produtos de referência (medicamento “de marca”) já foram escolhidos para serem os primeiros a ter o teto da bula refeito, os quais circulam ainda em fase de adaptação.

Outra novidade diz respeito à criação do Bulário Eletrônico. Para facilitar a vida do consumidor, a Anvisa disponibilizará pela internet todas as bulas de remédios aprovadas pelo órgão, além da publicação impressa das mesmas uma vez por ano e informações adicionais sobre os referidos medicamentos. A Anvisa atende aos consumidores através do telefone 0800 6440644 ou pela internet, no site www.anvisa.gov.br. As informações são da Agência Brasil.

Paloma Brito