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São Paulo ganha Câmara de Comércio

Guarulhos, 09 de fevereiro de 2004

As missões comerciais estrangeiras que chegarem a São Paulo em busca de parcerias e negócios, terão a partir de agora mais do que um porto seguro à disposição. A São Paulo Chamber of Commerce, um braço avançado da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), junto com o Conselho das Câmaras Internacionais de Comércio, será o grande ponto de encontro para inserção no comércio mundial, sobretudo, das pequenas e médias empresas.

A instalação no final da tarde desta segunda-feira da São Paulo Chamber – durante reunião plenária solene no edifício sede do Jockey Clube de São Paulo, à rua Boa Vista, 280 – vai preencher uma imensa lacuna existente hoje na cidade, segundo o vice-presidente da ACSP, Alfredo Cotait: “Havia a falta de uma câmara de comércio oficial de São Paulo, capaz de operacionalizar com rapidez e eficiência a recepção de missões comerciais, além de agendar rodadas de negócios para que elas saiam daqui com negócios fechados”.

Cotait elogia “a excepcional iniciativa” determinada pelo presidente da Associação Comercial, Guilherme Afif Domingos – que também presidirá a Chamber – e que terá na sua linha de frente, além do próprio Cotait, líderes empreendedores como Luíz Roberto Gonçalves e Renato Abucham, ambos vice-presidentes da ACSP, que já atuam há muito nos meandros do comércio globalizado.

Respaldo – A São Paulo Chamber of Commerce terá como objetivo promover a inclusão das empresas paulistas, pequenas e médias prioritariamente, no competitivo mundo do comércio internacional. Sai na frente com enormes vantagens: além de contar com mais de 30 mil empresas associadas à ACSP, terá a seu lado a força da rede capilar das 409 associações comerciais que integram a Federação das Associações do Estado de São Paulo (Facesp), que representa mais de 100 mil empresas paulistas.

Participam do Conselho de Relações Internacionais da São Paulo Chamber, além de um experiente “board” (comando) composto de empreendedores, órgãos do governo, entidades privadas, câmaras de comércio e associações ligadas ao comércio exterior. Seu trabalho envolverá dezenas de operações, desde a emissão de certificados de origens, seminários, palestras e workshops para as associadas da ACSP, até serviços de intérprete, apresentação da capital paulista e divulgação de oportunidades de negócios para missões internacionais.

Cotait lembrou que São Paulo recebe, em média, uma missão comercial estrangeira por dia. “Agora damos um passo fundamental para facilitar a visita desses empresários com o objetivo de gerar negócios, maximizando o tempo disponível dessas missões”, diz. Ele enfatiza que hoje também é a posse de diretor da ACSP, Hélio Nicoletti, do escritório Pinheiro Neto Advogados, como coordenador do Conselho de Câmaras Internacionais de Comércio, da Associação.

“Esse Conselho agregará todas as câmaras de comércio, reforçando o papel de cada uma delas e promovendo ações conjuntas”, esclareceu Alfredo Cotait. Para ele, isso vai ampliar a capacidade das câmaras e ajudar a habilitar mais rapidamente os empreendedores para o mercado internacional, caminho inevitável para novos negócios e para gerar renda e empregos. “O presidente Guilherme Afif mostrou que está empenhado nessa missão”, resumiu.

Sergio Leopoldo Rodrigues