Notícias

Aeroporto recebe equipamentos para identificação digital

Guarulhos, 14 de janeiro de 2004

A Polícia Federal deve instalar nesta quinta-feira, 15, quatro conjuntos para identificação digital no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Outros quatro deverão ser instalados no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio. Os aparelhos, que funcionam ligados a um laptop e a uma microcâmera digital, integram um novo sistema da PF e deverão reduzir a fila de espera no desembarque de passageiros procedentes de vôos dos Estados Unidos.

Funcionários dos aeroportos deverão receber treinamento. A expectativa é de que eles sejam incorporados à rotina, tanto em Guarulhos, quanto no Galeão. Estima-se que para identificar cada passageiro, serão necessários trinta segundos.

O novo sistema de idenficação da PF deverá contar com uma estação de informações em cada Estado, sem contar os aparelhos instalados nos aeroportos do Rio e São Paulo. Outras 14 estações devem funcionar em Brasília. Além de armazenar novos dados, as estações na sede da PF deverão receber informações que hoje constam em 2 milhões de registros criminais. O sistema está orçado em US$ 34 milhões. Os aparelhos vieram da França.