Economia

Boa Vista SCPC dá 7 dicas sobre os cuidados na hora da compra do presente para o Dia das Mães

As dicas vão de pesquisar os preços até os cuidados na hora de fazer a compra do presente

Guarulhos, 24 de abril de 2017

O Dia das Mães vem se aproximando. E para que o consumidor possa fazer uma compra com tranquilidade e ainda atenda aos desejos de quem inspira e transmite tanto amor aos filhos, a Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), preparou algumas orientações para ajudá-lo.

A primeira é conhecer bem o orçamento doméstico. Este é o modo mais eficaz para controlar e acompanhar tudo o que entra e o que sai de dinheiro de sua conta. Quem ainda não sabe como elaborar o orçamento pessoal ou familiar, pode visitar a página do Consumidor Positivo, da Boa Vista SCPC, onde encontrará todas as informações para organizar e, ainda, um modelo bem simples para controlar os gastos.

Para aqueles filhos que estão com débitos em abertos e querem se ver livres das dívidas têm a opção de renegociar os valores diretamente com a empresa credora sem sair de casa e com desconto. O site Consumidor Positivo mantém uma linha direta com inúmeras empresas para facilitar a vida de quem quer limpar o nome. Mas se a situação é saber se há alguma restrição no nome, o portal também oferece o serviço, gratuito, de consulta do CPF, inclusive com informação do valor em aberto, nome do credor e o telefone de contato.

E para os prevenidos, outro serviço fundamental é o de monitoramento do CPF, que protege o nome 24 horas por dia e evita fraudes uma vez que emite alerta a cada consulta do documento.

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque disse que as dicas da Boa Vista SCPC são fundamentais para os consumidores e fornecedores não passarem por apuros na data. “Apesar da lenta melhora na economia brasileira, ainda vivemos um momento complicado. Por isto, é muito importante que as pessoas fiquem atentas às dicas dadas pela Boa Vista SCPC, que é uma instituição tradicional, séria e referência no mercado. Vale ressaltar que a nossa entidade também possui serviços para auxiliar os empresários na hora da venda”, destacou o dirigente.

Presente para o Dia das Mães

Resolvidas todas estas questões, o momento é pensar no presente. A Boa Vista SCPC dá também sete dicas muito úteis para que os filhos realizem uma boa compra.

1. Faça uma lista de desejos com os produtos que sua mãe gostaria de ganhar. Em seguida, pesquise os preços (pode ser pela internet) e decida-se por aquele que está dentro do orçamento.

2. Um detalhe importante é consultar a reputação da loja em sites na internet e nos rankings dos órgãos de defesa do consumidor.

3. Se a compra for feita numa loja online, para não cair em ciladas é essencial conferir também se há informações do CNPJ da empresa, endereço físico,telefone de contatos, se o endereço do site começa com “https” e se há um
cadeado na própria barra de endereços ou no canto inferior da tela.

4.  Prefira  fazer o pagamento com cartão de crédito. Isso facilita o estorno em casos de cancelamento de compras, fraude ou devolução.

5. Nunca use computadores compartilhados para fazer compras na internet, pois há o risco dos dados pessoais ou os do cartão ficarem gravados.

6. Definido todos os itens anteriores, preste atenção aos seus direitos de consumidor. Exija que a loja coloque uma etiqueta no item ou na nota fiscal garantindo a troca em caso de sua mãe não gostar ou não servir. Isso é importante porque nenhuma loja é obrigada a trocar produtos sem defeito.

7. Quando a compra é feita em loja virtual, há o direito ao arrependimento que garante o cancelamento da compra e a devolução dos valores. Mas é preciso respeitar o prazo para devolver à loja, que é de sete dias contados da entrega
do presente em sua casa.