Notícias

ISS: Proposta da ACE de redução do imposto foi aceita e beneficia muitas empresas

Guarulhos, 30 de dezembro de 2003

Micro e pequenos empresários pagarão alíquota mínima de 2%

Em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, foi aprovado segunda-feira, 29 de dezembro, por 30 votos a 3, o Projetode Lei 194/03, que fala sobre o lançamento, arrecadação e fiscalização do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), que passará a vigorar em 2004.

Após várias reivindicações da ACE-Guarulhos (Associação Comercial e Empresarial), a proposta de mudança no projeto para beneficiar os empresários locais, apresentada no início de novembro à Câmara,teve totalaprovação dos vereadores.

Um dos benefícios instituídos é a aplicação da alíquota mínima de 2% para micro e pequenas empresas do município. Como a lei complementar nº 116/03, que instituiu alíquota mínima de 2% e máxima de 5%, não discrimina quais são essas empresas, passa a vigorar com base no faturamento anual da empresa. “No substitutivo, consta que a micro empresa fatura até R$244 mil por ano e, a pequena, até R$1,2 milhão por ano e é isso o que passa a valer. Essas empresas são grandes contribuintes no município e representam cerca de 60% das empresas de Guarulhos”, informa Decio Pompêo Junior, presidente da ACE. “Guarulhos é o único município que conseguiu esse benefício para as micro e pequenas empresas que, hoje, são as responsáveis por gerar mais empregos e renda para o país”, acrescenta o presidente. É preciso considerar também que com essa nivelação na cobrança do imposto haverá também uma redução no custo dos serviços, o que significa maior qualidade de vida para o guarulhense.

A Associação também conseguiu a redução da alíquota do ISS para a rede hoteleira da cidade. De 3%, alíquota aplicada em 2003, foi reduzida para 2%.O presidente agradece a todos os vereadores que prontamente apoiaram as reivindicações proporcionando, assim, que o empresário guarulhense tenha um incentivo maior para continuar crescendo e gerando empregos no município.

Outra conquista – A partir do próximo ano, serão extintas as alíquotas diferenciadas para as atividades que exigem nível superior. Passam a ser cobradas 140 UFMGs (Unidade Fiscal do Município de Guarulhos) e para as profissões de níveltécnico serão cobradas 80 UFMGs.

O presidente da Câmara Municipal, VereadorSebastião Bispo Alemão (PSDB) , disse que a aprovação desse projeto significa uma evolução para a cidade. “Os micro e pequenos empresários são os grandes geradores de emprego e renda para o município e precisam ser incentivados”, acrescentou Alemão.