Notícias

Projeto Educar Empresa

Guarulhos, 16 de dezembro de 2003

Com custo reduzido, são oferecidos cursos de Gestão Empresarial e Turismo e Hotelaria

Enfrentar a diminuição da oferta de empregos que vem dificultando o ingresso de profissionais recém-formados no mercado de trabalho é um grande desafio. Como alternativa de saída, surgem os cursos profissionalizantes de qualificação e requalificação de profissionais, com pouco tempo de duração, horários flexíveis e preços bem acessíveis.

É o caso do Projeto Educar Empresa que, há cerca de três anos é oferecido pelo Centro Cultural Brasil Estados Unidos, de Guarulhos. A escola, que dá aulas de inglês e espanhol oferece a possibilidade de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Atualmente, 200 alunos, entre 15 e 25 anos são qualificados e profissionais com até 50 anos de idade tem a oportunidade de requalificação.

O treinamento profissionalizante é exercido em duas áreas: Gestão Empresarial e Hotelaria e Turismo. O aluno pode estudar no curso escolhido em conjunto com o período de formação acadêmica. Com duração de um ano, e aulas semanais, a mensalidade custa, em média, R$ 39 reais.

Jânio Silva Soares, diretor da Escola e coordenador do projeto, diz que um dos principais objetivos é valorizar o aluno incentivando ao estudo e ensinando princípios éticos para o trabalho. Para isso, a escola está se estruturando para oferecer aprendizado em outras áreas.

Celina Luiza da Silva, 23 anos, que estuda gestão empresarial, diz que o curso agregou conhecimentos. Hoje ela sabe como montar uma folha de pagamento e tem noções de contabilidade e administração. Outra aluna, Niva Cavalcanti Marinho da Silva, 47 anos, que irá concluir em fevereiro o curso de gestão empresarial, começou a trabalhar na escola com serviços gerais.Hoje, ela é atendente na recepção da escola. “O curso foi de grande utilidade na minha vida”, diz a aluna.

Oportunidade de estágio – O projeto encaminha o aluno a centros de estágios de São Paulo e locais para que possam aumentar as chances de inserção no mercado.”Nós não temos a intenção de obter lucro com nosso aluno”, afirma o diretor. Ele pode, também, vivenciar a realidade do trabalho dentro de empresas locais durante um dia e conhecer a realidade de sua futura profissão.

Orientação vocacional – Outro serviço oferecido pelo centro é a orientação vocacional com preços bem acessíveis. No teste, serão levantadas habilidades para exercer a profissão certa. Em parceria com o Centro, a psicóloga e professora de espanhol, Inês Hurtado de Oliveira, realiza a orientação não somente para alunos, mas para qualquer pessoa. “Estou aqui para dar a oportunidade da pessoa escolher a melhor carreira a seguir, identificar em qual área irá se encaixar melhor no mercado”, diz a psicóloga.

Obtenha mais informações sobre o Projeto Educar Empresa no Centro Cultural Brasil Estados Unidos, localizado na avenida Salgado Filho, 163, no Centro de Guarulhos. O telefone é 6440-5427.