Notícias

Guarulhos sedia 1° Seminário Internacional de Segurança

Guarulhos, 25 de novembro de 2003

A Prefeitura de Guarulhos e a Agência Habitat – órgão das Nações Unidas voltado para a gestão urbana – realizam nos dias 09 e 10 de dezembro o 1° Seminário Internacional Sobre Segurança nas Cidades. O evento, inédito na América Latina, acontece no Centro Educacional Adamastor e faz parte da programação de aniversário da cidade que comemora 443 anos no próximo dia 08.

Além de reunir as mais bem-sucedidas experiências na área de segurança pública em diversas cidades latino-americanas, a realização do evento em Guarulhos pode significar o primeiro passo para a criação de uma rede de cidades da América Latina para a prevenção da criminalidade e desenvolvimento de projetos de cooperação mútua.

As discussões devem acontecer em torno de quatro eixos principais: o papel dos municípios na questão da segurança, a eficácia dos modelos de políticas públicas já implantadas, a integração do assunto segurança pública às questões de inclusão social e as recentes experiências de policiamento comunitário.

A organização do evento conta ainda com as presenças da coordenadora do Programa de Cidades mais Seguras da ONU, Soraya Smaun, e do coordenador do Programa de Gestão Urbana da entidade, Yves Cabannes, além do presidente do Fórum Europeu de Segurança, Michel Marcus e dos prefeitos de Bogotá (Colômbia), Quito (Equador), San Salvador (El Salvador) e Perugia (Itália).

Na avaliação do secretário de Relações Internacionais de Guarulhos, Luiz Carlos Fabbri, a escolha da cidade para sediar o evento é um reconhecimento às iniciativas da administração municipal na área da segurança nos últimos dois anos. Um exemplo é a participação efetiva do prefeito Elói Pietá na criação do Fórum Metropolitano de Segurança, que reúne 39 municípios da Grande São Paulo.

Segundo Fabbri, o seminário pode significar um marco do combate à violência na cidade, uma vez que reunirá experiências “muitas vezes dispersas”, difundindo políticas bem-sucedidas na região e em outras partes do mundo.