Notícias

ABF lança selo de excelência em franchising

Guarulhos, 11 de novembro de 2003

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou a criação do Selo de Excelência em Franchising, distinção a ser concedida, todos os anos, às redes de melhor desempenho no setor.

O novo selo vem substituir o Selo de Qualidade que nasceu em 1990 com este mesmo objetivo. A mudança não ocorre apenas no nome. Os critérios do Excelência são mais abrangentes e rigorosos do que os do extinto de Qualidade. A partir de agora, as redes dispostas a receber o selo terão de enfrentar três fases:

A primeira, de documentação (eliminatória), prevê análise da Circular de Oferta de Franquia (COF) da rede e do registro da marca no INPI.

A segunda (igualmente eliminatória) é uma nota dada pela Comissão de Ética da ABF à rede. Nesta fase, a comissão poderá ouvir ex-franqueados da rede para saber os motivos pelos quais eles se desligaram da franquia.

A terceira fase é uma pesquisa de satisfação dos franqueados com o trabalho realizado pelo franqueador e com a rentabilidade do negócio. Vai-se verificar aqui a qualidade do treinamento da marca, do suporte aos parceiros e do bom relacionamento da direção da franquia com os lojistas.

A ABF já está recebendo inscrições das redes dispostas a concorrer ao novo selo. A entrega da distinção deve ocorrer somente em março de 2004, em solenidade realizada em São Paulo.

O Selo de Excelência em Franchising reforça o poder crescente da Comissão de Ética da ABF dentro dos trabalhos realizados pela entidade. Este projeto foi conduzido pelo presidente da Comissão de Ética, Robinson Shiba, franqueador da China In Box, e pela advogada Melitha Prado, conselheira da comissão.

Ricardo Osman