Notícias

Ainda há espaço para quedas futuras da Selic

Guarulhos, 30 de outubro de 2003

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acredita haver espaço para novas reduções do juro básico, à medida em que se confirmem os bons prognósticos para a convergência da inflação a suas metas. “Com a consolidação progressiva das perspectivas favoráveis observadas recentemente para a inflação no médio prazo, o Copom avalia que deverá continuar havendo espaço para quedas adicionais da taxa Selic no futuro”, diz a ata da reunião de outubro.

Segundo o documento, com taxa Selic em 20% ao ano, câmbio a R$ 2,85 e previsão de reajuste de preços administrados de 8,9% em 2004, a projeção para inflação do próximo ano fica abaixo da meta de 5,5%. Assim, o Copom encontrou espaço para baixar a Selic a 19% ao ano.

Entre os fatores com perspectivas favoráveis do ponto de vista da inflação está a negociação salarial das categorias com dissídio coletivo, ponto citado como preocupante na ata da reunião de setembro. No documento de outubro, o Copom avalia que, até o momento, as negociações sugerem que a recomposição salarial está abaixo da inflação passada, mas acima da previsão para a inflação futura, em intervalos de 12 meses. “Dessa forma, vem se consolidando a perspectiva de aumentos moderados dos rendimentos reais, compatíveis com a retomada da atividade econômica, sem a reinstituição de práticas generalizadas de indexação”, diz a ata.