Notícias

Comex da associação realiza Workshop para exportadores

Guarulhos, 22 de outubro de 2003

“A atividade exportadora deve estar inserida na realidade de qualquer empresa”

Durante toda a manhã do dia 15/10, a associação comercial, com o patrocínio da Renova Corretora de Câmbio, realizou o workshop “O Empreendedorismo no Comércio Internacional”, exclusivo para fomentar ainda mais a venda de produtos de Guarulhos e região para o exterior. Foram apresentados os conceitos teóricos e os aspectos fundamentais para viabilizar a gestão da atividade exportadora, aplicação prática e monitoramento das ações para garantir as vendas para fora do país. “A atividade exportadora deve estar inserida na realidade de qualquer empresa” diz o diretor do comex da ACE, José Roberto Vitorelli, sobre a importância de todos os empresários conhecerem o mercado externo.

Representantes de pequenas, médias e grandes empresas de Guarulhos e região ficaram atentos a todas as informações apresentadas por Augustinho Zaccaro, empresário, professor e bacharel atuante na área de Comércio Exterior. “O interesse da associação comercial é ter o nosso empresário exportando”, afirma ele. Porém para desenvolver essa atividade e promover mais ações como essa, é preciso que haja a participação do empresário, do governo e de toda a sociedade. “Somente com a participação de todos conseguiremos sucesso”, diz Zaccaro.

Caso de sucesso – O seminário “Exportar para Crescer” promovido pela ACE-Guarulhos há aproximadamente um ano e meio, alcançou seu maior objetivo: incentivar a cultura exportadora. A empresa Daiany Moda Íntima de Guarulhos é um grande exemplo disso, pois através da participação do empresário Ernesto Adolfo Scheer Filho, está preparando o quarto processo de exportação.

O conteúdo apresentado no seminário motivou e mobilizou o empresário em busca de soluções, servindo para que ele adquirisse os primeiros conhecimentos sobre o comércio exterior. Após, passou a buscar mais informações com empresas especializadas, internet e até com o serviço de apoio do departamento de comércio exterior da ACE-Guarulhos. Daí por diante não parou mais. “Sofri um pouco no início, pois tive que me adaptar ao inglês” acrescenta o empresário. Hoje, com três anos no mercado nacional, sua empresa exporta produtos variados de moda íntima para os Estados Unidos e para Portugal. “Com o aprendizado que o empresário precisa ter sobre o mercado lá fora, acaba melhorando a qualidade de seu produto no mercado interno e vendendo muito mais”, comemora. Scheer acredita que ainda faltam iniciativas para ajudar as pequenas empresas que estão tentando entrar no mercado externo, porém, com apoio como o do Comex da ACE-Guarulhos, onde a informação chega até o empresariado de forma prática e objetiva, as empresas conseguem alternativas para solucionar problemas e superar as dificuldades encontradas no mundo globalizado.

Se sua empresa também quer fazer sucesso no mercado externo, conte com o apoio do Comex da ACE-Guarulhos. Oferecemos desde serviços de emissão de certificado de origem, coordenação e monitoramento de relações internacionais com as Câmaras de Comércio e demais entidades ligadas ao setor, até eventos diversos sobre comércio exterior, além de “help desk” – serviço de informações em comércio exterior às empresas.

Informações:55 11 6463 9324 oucomercioexterior@aceguarulhos.com.br