Notícias

Mais de 80% consideram carga tributária do Brasil alta

Guarulhos, 22 de outubro de 2003

Mesmo não tendo um conhecimento profundo sobre o tema, 81,5% dos brasileiros consideram alto o peso dos tributos no país, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira, 21.

O estudo, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ao Instituto Sensus, mostra que 49,8% acham que a carga de impostos é “muito alta” e 31,7% a consideram “alta”.

Apenas 2% julgam “baixo ou muito baixo” o peso dos tributos, que atualmente é de cerca de 38% do Produto Interno Bruto (PIB).

O aumento da carga é um dos principais temores dos críticos da proposta de reforma em tramitação no Congresso. O governo federal, por sua vez, argumenta que o aumento dos impostos nos últimos anos ocorreu justamente pela falta de uma reforma.

A pesquisa, que ouviu 2.000 pessoas entre os dias 15 e 17 de outubro, mostra que, além de altos, os tributos são mal utilizados, na opinião de 69,2% dos brasileiros.

A corrupção está no topo da lista dos motivos alegados pelos entrevistados, seguida pelo desperdício e pela incompetência de quem administra as verbas públicas.

O número de pessoas que tem conhecimento da reforma que tramita no Senado, no entanto, é reduzido. A maioria, 61% dos entrevistados, disseram não ter conhecimento algum sobre as mudanças trazidas pelo texto.

Outros 35,6% disseram saber do que se trata a reforma, mas apenas 6,5% afirmaram ter total conhecimento sobre o tema.