Notícias

Denatran alerta sobre nota falsa divulgada pela web

Guarulhos, 03 de outubro de 2003

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 02, desmentindo a informação de que os motoristas flagrados por radares nas estradas brasileiras a 66,6 km/h receberiam descontos de até 25% no pagamento do IPVA. Segundo o Denatran, a informação foi divulgada por um hacker.

A falsa notícia trazia uma declaração de um suposto profissional de Relações Públicas do Denatran, identificado como Christiano Mourão. Segundo o órgão, é a segunda vez que o nome é usado em ações de ataque ao Denatran.

Segundo o Denatran, todas as medidas tomadas desde o início da atual gestão “foram para coibir, com rigor, comportamentos agressivos dos motoristas, cujos efeitos são as mortes e os acidentes de trânsito”; por isso, tal “promoção” não faria nenhum sentido.

O órgão esclarece ainda que a falsa nota não tem qualquer lógica, já que “o Denatran não aplica, nem administra a cobrança das multas de trânsito. Este papel é desempenhado pelas companhias municipais de trânsito e transportes e pelos Detrans. Quanto ao IPVA, seu recolhimento e cobrança é de competência privativa dos governos estaduais”.

O Denatran informa que a autoria da nota e seu conteúdo são condutas criminosas e como aconteceram no ambiente da rede mundial de computadores, o Departamento Nacional de Trânsito encaminhará o caso para investigação da Polícia Federal.