Notícias

Resultados do Projeto Empreender em Guarulhos

Guarulhos, 01 de outubro de 2003

Desde fevereiro, o trabalho dos núcleos vem mostrando resultados positivos

Logo após sua implantação, em fevereiro deste ano, foi criado o Comitê Gestor formado pela Associação Comercial, SEBRAE-SP, Banco do Brasil, Ciesp local, Faculdades Integradas de Guarulhos (Fig), Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA), com o objetivo de identificar novos segmentos e viabilizar o projeto. Para Wagner Salgado Antico, consultor do projeto em nossa cidade, “o empreender é uma alternativa para o empresário buscar maior integração no mercado e, até mesmo, participação, atualização técnica e profissional para sair do isolamento”.

Resultado disso foi a criação de cinco núcleos setoriais: Açougues, Agências de Emprego, Materiais de Construção, Farmácias e Agências de Turismo. Desde então, com reuniões semanais, vêm trabalhando em conjunto para buscar novas oportunidades. “As micro e pequenas empresas precisam ter a consciência que o seu concorrente pode ser um parceiro para no seu negócio”, ressalta Alessandro Paes dos Reis, gerente do escritório regional do Sebrae.

O presidente da Associação Comercial, Decio Pompêo Junior, diz que esta é uma conquista obtida visando o desenvolvimento do empresariado guarulhense. Ele parabeniza a todos os envolvidos que se dedicaram para o crescimento e a produção dos resultados positivos do projeto.

As 15 empresas do Núcleo de Açougues deram o passo inicial no projeto com a realização de um treinamento de Eficiência Energética.

Núcleo de Recursos Humanos – As agências de empregos, responsáveis por cerca de 100 empregos diretos, começaram a trabalhar para aumentar a credibilidade do setor. Conforme Vander Morales da Good Service, representante do núcleo, as 17 empresas participantes descobriram novos nichos de mercado. “Nossa união fez com que víssemos nossos concorrentes não mais como inimigos”. Morales acrescenta que, através de treinamentos, puderam orientaros funcionários sobre legislação e atendimento. Além disso, o núcleo firmou uma parceria com o Jornal Olho Vivo para publicar semanalmente as vagas do grupo. A união com a Fig e com o Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Guarulhos (CPT), permitiu a criação de um painel de vagas para os alunos. “Isso deu visibilidade ao nosso segmento”.

Núcleo de Materiais de Construção – As empresas receberam treinamentos com fornecedores sobre produtos, com a gerência da Caixa Econômica Federal sobre preenchimento de documentos, além de ter acesso aos benefícios do Construcard, cartão que possibilita a compra de materiais de construção em condições especiais em mais de 350 lojas conveniadas. As reuniões começaram em abril e, desde então, 15 empresas participam gerando cerca de 120 empregos diretos. Segundo Adalberto Gonçalves de Brito, proprietário do Depósito de Materiais de Construção Aliança, até agora, a união proporcionou reciclagem e aprendizado.

Núcleo de Farmácias – Outras 17 empresas que empregam diretamente cerca de 110 pessoas fazem parte desse grupo.A união proporcionou um levantamento de estoque para verificar o vencimento dos medicamentos. Assim, criaram um sistema de intercâmbio para a troca dos produtos. Foram realizados treinamentos como fluxo de Caixa, palestras com Sebrae Saúde e com a fiscalização da Prefeitura Municipal.

Núcleo de Agências de Turismo – Nove empresas, apenas com cinco reuniões, já começam a delinear um plano de ação para divulgar a cidade. “Estamos discutindo propostas e procurando alternativas em conjunto que possam beneficiar a todos. O grupo se esforça para achar soluções e realizar os sonhos mais próximos”, diz o proprietário da Filadélfia Turismo, Sydnei Dip.

As empresas interessadas em participar do Projeto Empreender podem entrar em contato com a associação, através do fone 6463-9304.