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Imóveis puxam alta do mercado de consórcios

Guarulhos, 01 de outubro de 2003

Os consórcios do segmento de ímóveis registraram um acréscimo de vendas de novas cotas de 36,8% em 2003. Esse é o melhor resultado de todo o sistema de consórcio brasileiro. Entre os meses de janeiro e julho foram vendidas 55,7 mil novas cotas, diante 40,7 mil do mesmo período do ano passado.

Em julho, participavam do mercado de consórcio de imóveis 146,6 mil pessoas, ou 33% mais do que em 2002. De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac), os números são resultado da aceitação crescente que essa modalidade de venda apresentou no País. O atrativo, segundo a Abac, é a possibilidade de compra parcelada num momento em que o cenário é desfavorável ao crédito.

Os consórcios do segmento de automóveis também registraram crescimento. O total de novas cotas ficou em 196 mil novas cotas. O que representa um aumento de 18,8% nos primeiros sete meses do ano comprado ao mesmo período do ano passado.

O número de participantes ativos (que continuam pagando em dia as prestações) chegou a 2,67 milhões. As motos, que se destacaram no segmento de veículos automotores, respondem por 1,68 milhão de participantes e por 55 8% do sistema total de consórcios.

Já os consórcios de eletroeletrônicos continuam apresentando retração, em razão de mudanças na sistemática. Atualmente, as cotas compreendem um conjunto de produtos e podem chegar a valer até R$ 5 mil. Dessa forma, tanto a comercialização de novas cotas quanto o de participantes está caindo. Até julho, foram vendidas 97,7 mil cotas. O que representa 24% menos do que o período de janeiro a julho de 2002. O número de consorciados caiu 38%.

O sistema tem hoje 3,01 milhões de participantes. Nos sete primeiros meses deste ano, houve um acréscimo de 5,8% no total de cotas vendidas e de 3% no número de consorciados.