Notícias

Quem apostar no fracasso do Brasil, vai perder

Guarulhos, 25 de setembro de 2003

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu um recado direto aos grandes investidores e empresários internacionais presentes à palestra no Council on Foreign Relations, em Nova York. “Quem apostar no fracasso do Brasil vai perder, porque nós, brasileiros, já perdemos muitas oportunidades no passado e não vamos perder mais uma oportunidade. O Brasil está consciente do jogo que tem de ser feito e vamos adotar as medidas que têm de ser feitas, com a ajuda de Deus, dos amigos e, por que não, de vocês”, disse Lula, dirigindo-se aos empresários e investidores.

Na primeira fila da platéia estavam presentes o mega-investidor húngaro George Soros, o lendário investidor norte-americano David Rockefeller e o ex-secretário do Tesouro norte-americano e atual presidente do comitê executivo do Citigroup, Robert Rubin. “O Brasil não nasceu para ser a vida inteira um país emergente. Não vamos jogar essas chances fora”, reiterou o presidente.

Lula disse estar confiante em que a economia brasileira voltará a crescer e que a inflação estará sob controle. Ele disse, brincando, que esperava que o risco país, ao invés de cair de 2.400 pontos base no ano passado para 700 pontos base atualmente, já estivesse em zero, porque “não há mais risco no Brasil”.

“Não podemos ficar culpando os países ricos pela nossa miséria”, disse Lula. Segundo ele, os países da América do Sul não têm que ficar reclamando dos seus problemas. “A culpa é nossa, das nossas elites e dos nossos governos, que não fizeram as coisas que tinham de ser feitas há 50 anos. O Brasil, por exemplo, não fez a redistribuição de renda quando a sua economia apresentava as maiores taxas de crescimento do mundo; não erradicamos o analfabetismo e nem fizemos a reforma agrária quando deveríamos. Agora temos de correr atrás do prejuízo”, disse o presidente.

Lula reiterou à platéia sua confiança em que, até o final de novembro, as reformas da Previdência e tributária estejam aprovadas no Congresso. E disse que, depois disso, o governo passará a trabalhar em outras reformas importantes, como a reforma política, da legislação trabalhista e da estrutura sindical.

Contribuição dos investidores estrangeiros

O presidente pediu aos investidores que voltem a aplicar no País. “Espero que os investidores internacionais possam dar sólida contribuição para a retomada dos investimentos produtivos no País”, disse Lula, informando que já no próximo dia 26 de outubro, haverá uma reunião com empresários alemães, em Goiania, para tratar de investimentos em infra-estrutura.

O presidente comentou o sucesso do leilão das linhas transmissões de energia elétrica, que resultarou na perspectiva de investimento de US$ 1,8 bilhão. Ele espera maior atração de investimento na área de energia elétrica e prometeu a definição do marco regulatório nos próximos 15 dias.

Fábio Alves