Notícias

Consumidor corta produtos básicos

Guarulhos, 17 de setembro de 2003

Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgada na segunda-feira (15/09), mostra que, depois de migrar para marcas mais baratas, o consumidor já está cortando de suas compras produtos da cesta básica. A pesquisa comprova uma grande queda na demanda, antes concentrada em supérfluos.

Um levantamento sobre o movimento no primeiro semestre aponta que houve queda de vendas em 17 das 25 categorias de produtos pesquisadas em cem empresas de supermercados. Os resultados foram considerados “nada animadores”.

Os principais recuos no consumo em supermercados foram nos produtos óleo de soja (7,9%), queijo (6%), açúcar (5,1%), vinagre (5%) e extrato de tomate (4,9%). Segundo a Abras, o resultado reflete o encolhimento da renda do trabalhadores, medo do desemprego, juros altos e os aumentos das tarifas administradas, que comprometem a capacidade de consumo.

Além disso, nos primeiros sete meses do ano o setor acumula perdas em vendas de 1,5%. A expectativa do varejo e da indústria é de que o desempenho negativo possa ser revertido até o fim do ano e que, ao menos, o movimento deste ano empate com o de 2002.