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Meteorologia é aliada das empresas

Guarulhos, 25 de agosto de 2003

ArteContratar os serviços de meteorologistas deixou de ser exclusividade da agricultura. Empresas do setor têxtil, farmacêutico e até do varejo estão usando informações sobre o tempo para não errar na hora de desenvolver e distribuir produtos e serviços.

Segundo Carlos Magno, diretor da Climatempo Meteorologia, de São Paulo, existem dois tipos de previsão. A de tempo e a de clima. A primeira prevê o tempo no período de um a cinco dias. As informações permitem um planejamento diário. “É ideal para uma loja que quer montar uma vitrine no fim de semana e não sabe se coloca mais roupa de inverno ou mais de verão para atrair os consumidores”, afirma Magno.

Já a previsão de clima é mais indicada para a indústria. Nesse caso, a programação é mensal e pode ser feita para até seis meses. Magno diz que as empresas do setor têxtil usam muito esse serviço para desenvolver tecidos para as coleções. “De posse dessa informação, eles sabem se devem investir num tecido mais pesado ou mais leve para a estação seguinte”, conta o empresário.

Xaropes – Outro setor que tem se beneficiado das informações climáticas é o farmacêutico, para distribuir corretamente os produtos conforme as necessidades da região. “Se a empresa sabe que na região Sul vai fazer muito frio em determinados meses, alimenta as farmácias com xarope, patologia típica do inverno”, diz.

O mesmo acontece com os fabricantes de protetores solares. Se sabem que o sol será intenso, podem suprir os supermercados e as farmácias das cidades mais afetadas com o medicamento.

Marketing – Segundo Rodrigo de Camargo, gerente do produto Bisolvon, do laboratório Boehringer Ingelheim, também é possível fazer propaganda ligando a mercadoria à previsão do tempo.

Cláudia Marques