Notícias

Acordo une Peru ao Mercosul

Guarulhos, 25 de agosto de 2003

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou neste domingo (24) a Lima, obterá sua primeira vitória concreta no processo de integração comercial entre o Brasil e a América do Sul. Depois de intensas negociações, que se estenderam pela madrugada de domingo, representantes dos governos do Peru e dos quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) chegaram a um acordo que representa a associação do Peru à união aduaneira.

A área de livre comércio, no entanto, não incluirá o açúcar, produto tido como sensível até mesmo dentro do Mercosul. O acordo também não abrange produtos da Zona Franca de Manaus, onde as indústrias brasileiras são favorecidas com incentivos fiscais. O fluxo de comércio entre Peru e Mercosul é favorável ao bloco e está em US$ 1,3 bilhão.

O acordo que será ratificado hoje (25) pelos presidentes Lula e Alejandro Toledo, do Peru, não significa que o país da Comunidade Andina passará a ser sócio pleno do Mercosul. Mas é um passo importante nessa direção, tendo em vista que, dentro de dez anos, está prevista a total liberação do comércio entre os países. Ao mesmo tempo, o acordo fortalece o Mercosul nas negociações com grandes parceiros, como os Estados Unidos, na Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a União Européia e no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Eliane Oliveira