Notícias

1ª Carta de Turismo de Guarulhos

Guarulhos, 22 de agosto de 2003

Considerando que a vocação de Guarulhos é o turismo de negócios, onde já dispomos de equipamentos; Considerando que a vocação natural do município deve ser transformada em fonte permanente de riquezas através do turismo; Considerando que o turismo quando bem planejado dentro de moldes adequados possibilita a inclusão da sociedade e de todos os agentes sociais, pensando nisso e em conformidade com o núcleo docente e aprovação do Conselho Municipal de Turismo que a Prefeitura está apresentando a 1ª Carta de Turismo de Guarulhos com propostas de construção coletiva, onde estará desenvolvendo um plano básico para o turismo na cidade de Guarulhos.

1- Plano de Desenvolvimento do Turismo da Cidade de Guarulhos: Baseado nas tendências do desenvolvimento Nacional do Turismo desenvolvido pelo Ministério do Turismo, o município passa a atuar com articulador do processo de integração dos mais diversos segmentos da sociedade, desenvolvendo assim suas diretrizes.

Para que o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Guarulhos tenha seu andamento é necessário que várias interfases estejam integradas entre si, entendendo-se aí, a articulação entre setores públicos e privados, no sentido de agilizar soluções, eliminar entraves burocráticos, compartilhar decisões e facilitar a participação de todos os envolvidos no processo do crescimento do setor.

2- Inventário: Proceder a um levantamento criterioso de toda a estrutura, levando em conta a potencialidade do município, para que possa ser oferecida dentro do composto turístico.

3-Sensibilização: Através do COMUTURG, conscientizar a sociedade para a importância do turismo como agente modificador das condições sociais, econômicas e culturais da comunidade. Estimulando os segmentos organizados do município a participarem da formulação do plano.

4- Qualificação das Estruturas: Propiciar o fortalecimento do órgão público municipal representante do turismo, fomentando o desenvolvimento de parcerias, que sejam geradoras de melhorias nas condições técnicas, organizacionais e gerenciais, para o desenvolvimento do turismo, de forma sustentável, no município de Guarulhos.

5- Programa de Marketing: Desenvolver a política de valorização da cidade como instrumento de divulgação de sua potencialidade para o público interno e externo.

6- Legislação de Incentivo ao Turismo: Fomentar a aprovação de leis para o desenvolvimento do turismo sustentável.

7- Fomento de Negócios de Turismo: Fomentar parcerias na esfera do poder público estadual e federal, iniciativa privada e comunidade, com o objetivo de trazer à Guarulhos investimentos para o turismo de negócios, que façam com que o município se torne uma referência Nacional e Internacional no setor de feiras, eventos e convenções de acordo com sua vocação turística e seu potencial.

8- Financiamento do Turismo: Buscar mecanismo de crédito junto aos agentes econômicos Nacionais e Internacionais, bem como incentivos fiscais proporcionados por todas as esferas de governo tornando o turismo um instrumento do desenvolvimento sócio-econômico do município.

9- Regionalização do Turismo: Desenvolver de maneira ampla e harmoniosa o turismo sustentável além das divisas municipais.