Notícias

Falta integração no setor farmacêutico

Guarulhos, 18 de agosto de 2003

Pesquisa realizada pelo Centro de Excelência no Varejo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a falta de integração entre fabricantes, distribuidores e varejistas é um dos maiores problemas enfrentados pelo setor farmacêutico no país.

O estudo, elaborado pelo pós-graduando Fernando Coelho Ferreira e coordenado pelo professor da entidade, Orlando Cattini Junior, analisou por meio de um questionário Global ECRScorecard (Resposta Eficiente ao Consumidor) o desempenho das empresas quanto à eficiência na gestão, reposição de estoque e compartilhamento de informação entre a cadeia de abastecimento. A pesquisa constatou que um dos principais problemas enfrentados pelo segmento é a deficiência na comunicação com seus fornecedores e a desatualização tecnológica. Segundo o docente, a solução é desenvolver no setor uma integração colaborativa, na qual a ação conjunta entre as empresas envolvidas possibilite a redução dos custos e a otimização da produtividade, gerando lucro para toda a cadeia.

Outro erro detectado pelo coordenador é a administração do estoque. Tradicionalmente, a preocupação do empresário está focada nos itens com maior procura. “A atenção deve recair também para os medicamentos com menor saída”, explica. Isso porque, a falta de um único item listado na receita médica, na maioria das vezes faz com que o consumidor saia da loja sem comprar nada. “Para os consumidores, uma boa farmácia é aquele que oferece a maior variedade de produtos”, acrescenta.

Esse trabalho foi vencedor do 3° Prêmio ECR de Pesquisa, promovido pela Associação ECR Brasil. O evento é uma iniciativa da entidade para aumentar a eficiência na cadeia de abastecimento e no relacionamento entre indústria e varejo.