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Clientes serão identificados pela íris e pela imagem facial

Guarulhos, 12 de agosto de 2003

ArteOs sistemas de identificação pela íris e pela imagem facial estão entre as soluções que bancos pretendem usar, num futuro muito próximo, para facilitar a vida de seus clientes e, mais do que isso, garantir mais segurança às transações eletrônicas. Especialmente as nos caixas eletrônicos.

A Itautec, empresa voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, trabalha em parceria com a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) para a criação de um sistema de identificação pela imagem.

Nos bancos, o sistema poderá substituir as incômodas portas detectoras de metais utilizadas hoje. “A tecnologia de identificação das pessoas pela sua imagem em vez da identificação pelos objetos que ela carrega é uma tendência que tem tudo para crescer nos próximos anos”, diz Renato Giacomini, professor de sistemas digitais da FEI.

Segundo Giacomini, a parceria com a Itautec já dura dois anos e não é difícil que os bancos a adotem num curto espaço de tempo. “O reconhecimento facial agrega muito mais segurança”, diz.

Cadastro – O cliente faz um cadastramento de sua face, onde é feita uma primeira imagem. A partir dessa imagem são extraídos alguns pontos-chave que comporão uma nova imagem. É com base nesta que a identificação será feita.

“O que nos motiva a desenvolver essa solução é que cada vez mais vamos ver câmeras espalhadas por todos os lugares como forma de segurança”, diz João Lo Ré Chagas, gerente de produtos de software de automação bancária da Itautec.

O Unibanco pretende disponibilizar a seus clientes no curto prazo o sistema de identificação pela íris, que seria utilizado nas transações bancárias como saque nos caixas eletrônicos. Além da comodidade o consumidor ganha em segurança, diz Adolfo Umbon, gerente de internet do Unibanco. Enquanto a digital possui de 50 a 60 pontos que identificam a pessoa, a íris possui 260 pontos únicos capazes de identificar uma pessoa, diz Lo Ré.

Roseli Lopes