Notícias

Como as Águias

Guarulhos, 29 de julho de 2003

A águia é uma ave surpreendente e fascinante. Ela pode chegar a viver até 70 anos!

No entanto, aos 40 anos ela está com suas unhas compridas que a impedem de agarrar suas presas, o bico fica alongado e pontiagudo e suas asas envelhecidas dificultam o vôo.

Diante dessa situação ela tem apenas duas opções: morrer ou enfrentar um processo doloroso, sacrificante e difícil de renovação. Assim, ela voa para o alto de uma montanha e em total isolamento dá início a sua renovação.

Começa por bater com o bico contra a rocha até que ele seja totalmente arrancado. Quando o novo bico então nasce ela o utiliza para arrancar as unhas. Após o crescimento das novas unhas ela arranca as penas velhas. Todo o processo leva em média 150 dias.

O resultado é que ela pode voltar a voar alto, caçar seu alimento e viver por mais cerca de 30 anos!

Esta é uma história que circula pela internet e se pararmos para prestar atenção ela nos ensina muitas lições.

Muitas vezes nos sentimos cansados, desanimados, descontentes com nossa vida, nosso emprego. Por vezes perdemos a nossa “força para voar”. Perdemos a esperança e a perspectiva de dias melhores.

Diante dessa situação temos duas opções: desistimos e nos conformamos ou enfrentamos o tão doloroso, mas, necessário processo de renovação.

Porém, o mundo não pára porque temos problemas. Podemos comparar nosso processo de renovação e aperfeiçoamento como o de um avião que precisa ser abastecido e concertado em pleno vôo, ou seja, o mundo não vai parar pelo fato de termos problemas ou necessidade de melhorarmos ou nos renovarmos.

Esta renovação constante é tão importante quanto respirar, aliás é ela que nos faz respirar, ganhar novo ânimo e seguir em frente.

Por mais difícil que seja a jornada de cada um de nós, por maiores que sejam os nossos problemas, angústias e preocupações, é preciso sempre lembrar que as dificuldades são comuns a todos e que alguns simplesmente passam a vida lamentando, enquanto outros passam a vida realizando.

Seguem algumas dicas práticas:

Fique pelo menos uma vez por semana sozinho e repense seus passos, repense suas realizações, reveja seus objetivos, reveja como vem conduzindo sua vida pessoal e sua carreira. Tire um tempo para re-alinhar ou reajustar suas metas e objetivos.

Reveja periodicamente seus conceitos. O que hoje é válido pode não o ser daqui a 3 meses. No entanto, não se torture com os erros, deixe-os para trás, aprenda com eles, mas deixe-os para trás. Isto não significa que você deva cometer novamente os mesmos erros, ou se conformar por não ter atingido seus objetivos totais ou parcialmente. Este exercício serve para repensar sua forma de agir e não como uma forma de auto justificar-se pelas falhas.

Aprenda com as situações novas e arme-se contra velhos problemas.

Corte vícios, mesmo que aos poucos, mas corte sempre.

Perca o medo de assumir-se como ser limitado e que precisa de constante renovação pessoal e profissional.

A vida é uma questão de atitude, o sucesso é uma questão de atitude. Crescer e prosperar são uma questão de atitude. Fazer-se um ser humano melhor…Uma obrigação para conosco e para com aqueles os quais são tão importantes para nós.

Por Fábio Luciano Violin
Mestre em Estratégias e Organizações – UFPR
Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico – PUC-PR
Professor universitário, palestrante e consultor de empresas.
E:mail: flviolin@terra.com.br