Notícias

SP registra deflação pela quarta semana consecutiva

Guarulhos, 29 de julho de 2003

Os preços ao consumidor registraram deflação pela quarta semana consecutiva na cidade de São Paulo. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), medido pela Fipe, registrou uma queda de 0,28% nos preços na terceira semana de julho.

Em junho, houve deflação de 0,16%. Nas duas primeiras semanas deste mês, as quedas foram de 0,25% e 0,35% – esta última, a maior deflação desde a primeira quadrissemana de junho de 1999, quando os preços haviam recuado 0,41%.

A queda continua sendo puxada pelos alimentos e combustíveis, embora a Fipe reconheça que o preço desses produtos ainda esteja bem acima dos valores praticado há 12 meses.

Os grupos pesquisados pela Fipe nos últimos 30 dias registraram as seguintes variações: Alimentos (-1,17%), Transportes (-0,57%), Vestuário (-0,26%), Saúde (-0,03%) Habitação (-0,17%), Despesas Pessoais (0,28%) e Educação (0,08%).

A previsão da Fipe até a semana passada era de que a inflação vá ficar próxima de zero este mês.

Segundo a Fipe, essa deve ser a última semana de deflação em São Paulo, pois a partir de agora o índice será “contaminado” pelos reajustes dos preços administrados pelo governo.

Apesar de terem, em sua maioria, sido divulgados no final de junho, os reajustes das tarifas de telefonia só devem ter impacto na inflação a partir agora, porque a Fipe espera as contas reajustadas chegarem às mãos dos consumidores para incluir seu impacto no índice de preços.

Eduardo Cucolo