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Brasil é o país latino que mais investirá em TI

Guarulhos, 25 de julho de 2003

ArteO Brasil é o país da América Latina onde os empresários mais estão dispostos a investir em tecnologia da informação (TI). O dado consta de uma pesquisa sobre a atitude dos empresários latino-americanos em relação à internet patrocinada pela Cisco e realizada pelo instituto americano Kaagan Research Associates.

Segundo a pesquisa, 71% dos empresários brasileiros ouvidos manifestaram a intenção de investir em TI nos próximos dois anos, enquanto a média da região foi de 54%.

O principal motivo apontado pelos executivos para os investimentos é a necessidade de se manter atualizado frente aos concorrentes (40%) e gerar novos serviços (30%). Na lista de múltiplas opções, eles também citaram como razão a recuperação do terreno perdido nos anos anteriores e a necessidade de estar na vanguarda tecnológica.

Segundo o estudo, 75% das empresas brasileiras já possuem alguma aplicação que lhes permite fazer negócios pela web. Os serviços online de atendimento ao cliente são usados por 85% das companhias ouvidas, enquanto os sistemas de gerenciamento da cadeia de fornecedores é usado por 46%.

Segundo Carlos Carnevali, gerente geral da Cisco no Brasil, “a importância da internet para as empresas é inconteste, mas achamos que deveríamos ter algum embasamento científico e, por isso, optamos por essa pesquisa”.

De acordo com o executivo, no entanto, ao mesmo tempo que fica clara a adoção da web no dia-a-dia dos negócios, o uso de acessos de banda larga no país, no entanto, “ainda é mínimo”, o que, na sua opinião, é “uma oportunidade de negócios” para empresas como a Cisco, que fornecem equipamentos de rede como roteadores.

O estudo detectou que 53% dos executivos brasileiros sentiram aumento da produtividade após a adoção da internet, índice que é de 50% no México, 45% na Colômbia e Peru e 33% na Argentina e no Chile.

Entre as empresas que já negociam pela rede mundial, os ganhos representam hoje entre 5% e 10% do total para 33% delas; entre 11% e 20% para 22%; mais de 20% para 31% das empresas e menos de 5% para 14% das ouvidas. Para 55% das companhias, no entanto, a receita proveniente da internet será mais de 20% nos próximos cinco anos.

O diferencial da pesquisa divulgada pela Cisco foi o fato de ouvir apenas executivos de empresas nacionais em seu país. Foram 500 companhias, dos mais diversos segmentos, das quais 150 do Brasil, 150 do México, 100 da Argentina e Chile e 100 da Colômbia e Peru. Não foram consideradas empresas ou organizações estatais ou subsidiárias de multinacionais.