Notícias

Tendências para elaborar a coleção Primavera-Verão 2004

Guarulhos, 23 de julho de 2003

ArteSe a História é cíclica, o mesmo pode se dizer da moda. De acordo com os últimos desfiles realizados em São Paulo, as coleções Primavera-Verão 2004 apresentarão reedições de modelos utilizados nos anos 60, 70 e 80.

Brilho, apliques metálicos e listras, tons pastéis dividindo o espaço com o tradicional preto e branco e tons fortes, como vermelho, pink e azul, foram algumas das tendências apresentadas no evento. O lojista deve levar isso em consideração na hora de pensar ou comprar as próximas coleções.

Para os comerciantes de moda feminina, os últimos desfiles deixaram clara a influência dos anos 80. Cores fortes misturadas, como laranja com roxo e rosa com azul, e a estampa quadriculada típica do período new wave foram destaques, assim como o estilo pop nas camisetas. Entre as estampas, Morrissey, The Cure e bonecos Playmobil.

Anos 60 e glamour

Os anos 60 também terão influência no que será usado na próxima estação. Seguindo as tendências internacionais de Primavera-Verão, as peças dão uma idéia de glamour. Roupas misturando branco e prata; cores fortes combinadas com preto e paletós, saias e bermudas usados com a técnica da sobreposição, nas cores laranja, amarelo, azul e rosa. Materiais como algodão, crepe e seda também estarão em alta nas roupas de Verão.

Em relação à modelagem, os lojistas devem apostar nas calças justas, com costuras marcadas. O estilo informal estará presente com jardineiras e mini-vestidos, usados com blusas listradas. Tons pastéis em blusas e casaquinhos recortados aparecerão com força total. Os paetês também vão marcar presença em vestidos e camisetas.

Para os que comercializam moda masculina, nada melhor que roupas casuais. Entre os acessórios, chinelos de couro e bolsas e cintos listrados. Outra forte tendência – inspirada nos anos 70 – são as cores claras e jeans detonados. Muitas camisas com estampas de dois tons de uma mesma cor ou em tons degradê.

Na moda praia, os maiôs em frente-única, com drapeados e apliques metálicos dividirão espaço com peças românticas nas cores rosa, azul, amarelo e vermelho. Listrados com os tons do arco-íris também são boas apostas. Democráticas, as coleções trazem biquínis para todos os gostos. As modelagens vão do lacinho às calcinhas grandes.

Tendências para 2004

– Tons pastéis, como areia e menta.

– Preto e branco.

– Apliques metálicos e paetês.

– Calças justas.

– Colares hippies.

– Cores fortes, com destaque para o pink, o azul e o vermelho.

– Jeans, de preferência, detonados.

– Listras. Em bolsas, cintos e blusas.

– Chinelos.

– Estampas divertidas.

Thiene Barreto