Notícias

Guarulhos sedia reunião da Facesp – RA-3

Guarulhos, 02 de julho de 2003

ACE-GuarulhosPelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Guarulhos sediou em 25/06 reunião mensal das associações comerciais e empresariais que compõem a Região Administrativa 3 – Alto Tietê. Compareceram representantes das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes e Suzano, que foram recepcionados no Open Hall pelos dirigentes da ACE-Guarulhos. Como convidados também participaram do encontro representantes da Associação Comercial de São Paulo.

ACE-Guarulhos

A abertura do encontro foi feita pelo vice-presidente da Facesp, Anunciato Thomeo Sobrinho e por Decio Pompêo Junior, presidente da Ace-Guarulhos, que deram as boas vindas aos presentes, passando a palavra para Luiz Garcia, da ACSP, que iniciou a palestra comentando sobre a necessidade que os bancos têm de expandir os seus serviços, e, devido ao alto custo para se abrir uma agência, optaram por criar o Correspondente Bancário, que define-se por “Estabelecimento Comercial contratado por uma Instituição Financeira para desempenhar funções de uma Agência Bancária”,com autorização do Banco Central

Garcia demonstrou através de fluxograma o trâmite das informações cuja base operadora é a ACSP; enfatizou que o objetivo da parceria é buscar o maior número possível de correspondentes, uma vez que os concorrentes estão buscando seus parceiros por segmentos específicos como rede de Supermercados – Banco do Brasil, Agências do Correio – Bradesco, Casas Lotéricas – CEF e Estabelecimentos em Geral – Lemon Bank,

A segunda parte da reunião foi ocupada pela coordenadora do Fórum dos Jovens Empresários, Alessandra Ferreira Selhorst, a qual explicou que o objetivo desse órgão é dar oportunidade para os jovens criarem uma força política para reivindicar direitos junto aos órgãos públicos. Acompanhada do coordenador regional, Ivan Lorena Vitale Júnior, Alessandra informou que Guarulhos e Mogi das Cruzes encabeçarão um Plano Piloto na criação de dois núcleos.

Apoiando a iniciativa, o presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Júnior, comentou a importância da integração dos jovens às ACEs, que lideram a bancada das pessoas sérias que fiscalizam a Administração Pública, e devido à diversidade das atividades tornam-se um ponto forte para alavancar esse movimento.

Em seguida, foi a vez de João Martinez Vargas (Facesp) abordar a “Comercialização dos Produtos e Serviços” pela ACEs. Ele iniciou sua fala colocando a necessidade de se inovar, de agradar o usuário através de visitas de pós vendas, mostrando ao lojista que a ACEé o ponto de partida para qualquer atividade que ele vai desenvolver. Ressaltou a importância de se promover Campanhas de Compras, do esclarecimento sobre a necessidade da negativação, da disseminação das máquinas de consultas, etc. Comentou que a Facesp está trabalhando no desenvolvimento de informações positivas, onde o CPF terá uma classificação, ou um conceito, baseado no seu histórico de pontualidades.

Representante do Instituto Jurídico da ACSP, o dr. Rodrigo Pedroso discorreu sobre “Prescrição”, mencionando que a lei que regula o tempo de permanência do registro nos bancos de dados é o Código de Defesa do Consumidor; explicou a diferença entre cobrança do débito e execução do débito. Discorreu sobre algumas ações movidas por escritórios de advocacia, contra a ACSP cujo objetivo era a exclusão do registro de cheques com mais de 03 anos; encerrou sua apresentação deixando seu e-mail mailto: rpedroso@acsp.com.br para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Também participaram do evento o diretor administrativo da Ace-Guarulhos, José Roberto Hatje; o 2º tesoureiro, Francisco José de Sá; o gerente comercial, Maurici Dias Gomes; a encarregada do departamento comercial, Marta Lúcia Batista; a estagiária de marketing, Simone Rodrigues de Oliveira e a encarregada de marketing, Luciana Bezerra Santos.

O encontro foi encerrado às 12h30 pelo presidente Décio, que convidou a todos para o jantar de 40 anos da entidade e a entrega do Prêmio Destaque Empresarial em 16/07.