Notícias

Anatel define reajustes na telefonia fixa

Guarulhos, 24 de junho de 2003

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende definir até quinta-feira (26) os reajustes das tarifas de telefonia fixa que serão praticados pelas concessionárias a partir do segundo semestre.

A única decisão tomada até agora é que a assinatura residencial, hoje em cerca de R$ 27 sem impostos, não poderá aumentar em mais de 28,75%, e que esse índice será parcelado em até três vezes.

Cinco itens compõem a cesta de tarifas da telefonia fixa que é reajustada anualmente. Nos últimos anos as operadoras vinham optando por aumentar mais a assinatura residencial e menos o pulso telefônico, para estimular o uso. Em 2003 as concessionárias já aceitam um reajuste médio que não ultrapasse o IGP-DI acumulado em 12 meses até maio.

Por pressão do governo, que quer um controle maior da inflação, o reajuste será parcelado, sendo aplicado integralmente até junho de 2004. O presidente da Anatel, Luiz Guilhrme Schymura, disse que a negociação com as empresas têm início na tarde desta segunda-feira, mas o Ministério da Fazenda chegou a afirmar na semana passada que é inviável um aumento da tarifa telefônica acima de 20 por cento neste ano.