Notícias

Banco que cobrar juro menor terá incentivo

Guarulhos, 05 de junho de 2003

O governo concederá incentivo aos bancos privados para participarem do programa de microcrédito, a ser lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro de alguns dias.

Trata-se de um incentivo operacional que o Banco Central irá acoplar ao programa para os bancos que aderirem ao microcrédito.

O governo quer mobilizar os bancos privados para participarem do microcrédito. Para isso, a equipe econômica do governo chegou à conclusão de que será necessário conceder um incentivo para os bancos aceitarem cobrar juros baixos por essas operações.

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, admite que existe resistência por parte dos bancos em cobrar juros de 2% ao mês para o microcrédito.

Atualmente, os juros cobrados para essas operações são de 4,6% ao mês, uma taxa considerada muito alta por Lessa.

Segundo Lessa, da rede de 175 agentes financeiros que repassam os recursos do BNDES, apenas um, até agora, concordou em cobrar 2% de juros para as operações de microcrédito. Lessa não revelou o nome do banco. Disse apenas que se tratava de um banco privado.

Lessa não falou, no entanto, qual seria a posição dos bancos oficiais – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O tema será discutido nos próximos dias no Palácio do Planalto. A proposta de baixar os juros do microcrédito para 2% ao mês é do BNDES e ainda não foi aprovada pelo governo. Há a possibilidade de os juros se aproximarem de 3% quando o programa for lançado.

O plano de Lessa é criar condições para serem realizadas 1 milhão de operações do microcrédito em um ano com as taxas de juros mais baixas. As operações seriam de R$ 500 a R$ 5.000 cada uma. No ano passado, o BNDES realizou 100 mil operações de microcrédito.

De acordo com Lessa, o microcrédito é o programa do BNDES que apresenta o menor índice de inadimplência do banco – apenas 4%.

Segundo Lessa, o banco já cobra, desde esta semana, juros de apenas 1,8% ao mês para quem usar o Cartão BNDES, um cartão de crédito lançado em setembro do ano passado destinado às micro, pequenas e médias empresas.

Guilherme Barros