Notícias

Turismo terá investimento de R$ 1,8 bilhão

Guarulhos, 06 de maio de 2003

Explorar o potencial turístico brasileiro e desenvolver o setor em todo o país é um dos objetivos do Plano Nacional de Turismo (PNT), lançado pelo governo Federal na última terça-feira. O Plano, que tem como meta gerar um milhão de novos empregos até2007, quer incentivar o investimentono setor ampliando e promovendo maior acesso às linhas de crédito,além de ações que estimule os pequenos e micros empreendedores. Ao todo, o programa disponibilizará R$ 1,8 bilhão a serem aplicados nos mais diversos ramos do turismo,de restaurantes a grandes redes de hotéis.

O projeto conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, do BNDS, do Fundo de Amparo ao Trabalhador, dos Ministério do Trabalho, Turismo e Integração Nacional, do Banco do Brasil e do Fundos Constitucionais, que oferecerá ao investidor quatro linhas de crédito diferenciadas com jurosmais baixos,e compatíveis com a realidade do setor.

O desafio do PNT é alcançar uma taxa de crescimento do segmento em torno de 15% ao ano e ampliar a oferta de produtos turísticos em 30%. Para isso, uma das metas é aumentar o fluxo de turistas estrangeiros e garantir a sua permanência no país por mais tempo. Promover a qualificação profissional e a descentralização dos roteiros turísticos a determinadas regiões são outras ações do programa, assim como a criação do Conselho Nacional de Turismo, entidade composta por profissionais do setor e do governo, que será responsável por propor diretrizes e apoiar a política nacional de turismo.