Notícias

Guarulhos deverá ter primeira incubadora de empresas

Guarulhos, 06 de maio de 2003

Através da parceria entre a ACE-Guarulhos, a Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos), Sebrae local, CIESP-Guarulhos (Centro das Indústria do Estado de S. Paulo), UNG (Universidade Guarulhos), SICA (Secretaria da Indústria, Comércio e Abastecimento), deverá ser implantada no município a primeira incubadora, instalada no CPT (Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Guarulhos), situado na Vila Rio de Janeiro.

Uma reunião realizada em 16/04, na Agende, tratou sobre o assunto. Na ocasião foram discutidos os recursos disponíveis e os requisitos necessários a implantação da primeira incubadora.

As incubadoras são instrumentos de apoio que colocam à disposição espaços físicos para instalação de pequenas empresas, durante prazo determinado, a preços subsidiados, que contam também com apoio administrativo e gerencial. “O objetivo é estimular a criação de produtos e serviços inovadores. Aumentando as chances de sobrevivência das empresas após o seu primeiro ano de vida”, afirma o gerente comercial da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes. Os gerentes das incubadoras também procuram articular parcerias e viabilizar recursos financeiros. As incubadoras podem ser empreendimentos públicos, privados ou mistos. Geralmente são compostas de conselhos onde participam representantes de Universidades, Institutos de Pesquisa e Associações e Sindicatos de empresas. Isto porque, além de espaço e infra-estrutura, os incubados recebem apoio tecnológico por meio de universidades e institutos de pesquisa.

O Sebrae participa dos conselhos das incubadoras e tem papel de articulador e colocam à disposição recursos técnicos, financeiros e gerenciais. Outra entidade que apóia as incubadoras é a ANPROTEC, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas, que colocam à disposição em seu site www.anprotec.org.br na Internet informações detalhadas sobre o assunto.

Atualmente, no Estado de São Paulo funcionam 37 incubadoras de empresas. A cidade de Limeira, por exemplo, abriga 18 micro e pequenas empresas, entre as quais três já conquistaram a certificação de IS0 9001/2000.

O Brasil é o terceiro país do mundo e o primeiro da América Latina com maior número de incubadoras, com 183 delas em funcionamento. As incubadoras podem ter um perfil tradicional, apoiando empresas de setores tradicionais da economia ou misto, inserindo empresas de base tecnológica. Também podem se formar a partir de cooperativas ou outras formas de associação unindo empresários de um mesmo ramo de atividade.

A próxima reunião será realizada no dia 07 de Maio na sede da ACE-Guarulhos. Informe-se sobre o projeto, através do telefone 6463-9305 – Depto Comercial.