Notícias

Governo quer vender títulos públicos em correios e lotéricas

Guarulhos, 29 de abril de 2003

O governo federal pretende colocar em atividade uma rede de venda de títulos públicos em correios e lotéricas que permita aos usuários sem acesso à internet investir nos papéis da dívida do governo. Hoje, a venda para pessoas físicas é feita só pela internet, pelo Tesouro Direto.

Em princípio, o Tesouro Nacional está negociando a venda dos papéis na rede lotérica e nas agências dos Correios. De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, a idéia é popularizar esse tipo de investimento.

O Tesouro também está investindo em um novo sistema de computador, que permita um link entre a página de um banco na internet e uma página para venda dos títulos. “A idéia é simplificar o sistema para que o investidor faça toda a operação numa mesma página. Achamos que isso estará pronto até junho.”

O Tesouro Direto começou a funcionar em fevereiro do ano passado e tem, hoje, cerca de 7.000 investidores cadastrados. “Nossa meta é que esse número passe para até 50 mil em um ano”, comentou Levy.

O produto mais procurado são os LTNs (Letras do Tesouro Nacional), títulos de rentabilidade prefixada. Dos R$ 17,84 milhões aplicados em títulos públicos, R$ 11,71 milhões estão em LTNs. Hoje, esses papéis estão rendendo cerca de 25% ao ano.

Vanessa Silva Pinto