Notícias

Peru espera assinar acordo com o Brasil

Guarulhos, 10 de abril de 2003

O presidente do Peru, Alejandro Toledo, que visita o Brasil nesta quinta-feira, 10, manifestou confiança de que antes do final do ano possa subscrever um acordo comercial preferencial peruano-brasileiro. “Vamos assinar um acordo bilateral com um país de 175 milhões de habitantes”, comentou em Lima, durante uma reunião com empresários peruanos na noite de terça-feira, 08.

Tolelo disse que, na visita ao Brasil, manterá uma reunião de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de um acordo para estabelecer uma aliança estratégica com o Brasil. “Teremos a oportunidade da integração viária, fluvial, de comércio. É um mercado próximo, temos dado as costas e olhado sempre para Miami, quando aqui temos um parceiro”, acrescentou, ao destacar que o Peru marcha rumo a uma relação intensa de ampla cooperação econômica com o Brasil.

Toledo afirmou que não está longe o dia em que será “concretizada uma associação preferencial no campo comercial” com o Brasil, e disse que encarregou o primeiro vice-presidente e ministro do Comércio Exterior, Raúl Diez Canseco, de preparar “para este ano um acordo comercial com o Brasil”.

Diez Canseco espera que a assinatura do acordo possa se concretizar no segundo semestre deste ano, ampliando as negociações entre a Comunidade Andina das Nações e o Mercosu.

'Queremos formar uma aliança estratégica com o presidente do Brasil e iniciar a curto prazo a construção das estradas transversais que permitirão ao Brasil ter saída para o Oceano Pacífico', afirmou Diez Canseco.