Notícias

Antes de abrir a loja, pesquisa e muita disposição são indispensáveis

Guarulhos, 07 de abril de 2003

ImagemO comércio continua a ser o sonho de profissionais bem sucedidos em outras carreiras e ainda representa a oportunidade de gerenciar um negócio próprio. No entanto, para que o sonho não vire pesadelo, pesquisa de mercado, análise do negócio e muita disposição são fundamentais para que as economias não sejam jogadas fora.

De acordo com a consultora Filomena Mato y Mato, cerca de 80% das empresas que surgem não conseguem se manter e acabam fechando. Por isso, é preciso traçar metas e analisar os riscos do investimento para que a empolgação do negócio próprio não vire sinônimo de pesadelo.

– Muitos executivos têm cargos importantes, mas no dia-a-dia ficam apenas atrás de uma mesa. Para ter uma empresa própria, é preciso estar atento a todas as etapas e saber fazer as atividades a que a loja se propõe, mesmo que não vá executá-las diretamente no cotidiano da empresa – afirma Filomena.

Além de conhecimento do mercado em que vão atuar, os marinheiros de primeira viagem não podem se deixar levar pela ilusão de que todo hobby pode virar um negócio rentável. Por isso, além de conhecer o produto, é necessário fazer pesquisa de mercado, traçar metas para a empresa e buscar cursos de especialização, principalmente vendas e técnicas de gerenciamento de pequenos negócios.

– É necessário acompanhar todo o desenvolvimento da empresa e ter sempre em mente o capital disponível. É importante também fazer os cálculos sobre reinvestimento para que a loja possa ser atualizada constantemente – ensina Filomena.

Yuki Yokoi