Notícias

Tropas britânicas e americanas assumem controle de porto e poços de petróleo

Guarulhos, 21 de março de 2003

arteForças da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos que estavam no Kuwait avançaram numa ampla frente terrestre ao longo da noite de quinta-feira e da madrugada desta sexta pelo território iraquiano, após abrir uma intensa frente de artilharia e encontrar resistência moderada das forças iraquianas. As forças da coalizão avançam rumo à cidade estratégica de Basra – cidade de maioria de população xiita cercada por poços de petróleo.

Soldados britânicos usaram ataques combinados por ar e terra para assumir o controle da costa do Golfo Pérsico do Iraque, a chamada Península Faw, o que põe as forças da coalizão no controle dos principais terminais de petróleo do país. Uma bandeira americana tremulava sobre o porto sulista de Umm Qasr, depois de fuzileiros navais dos EUA terem ocupado o local – único porto de águas profundas do país.

Os americanos teriam encontrado certa resistência ao cruzar a fronteira do Kuwait, mas comandantes aliados disseram que, de forma geral, não há forte oposição das forças de Saddam à coalizão anglo-americana. Dezenas de soldados iraquianos cruzaram a fronteira com o Kuwait para se render, acenando com bandeiros, para fuzileiros navais britânicos.

No lugar dos ataques aéreos maciços que marcaram os primeiros momentos da guerra, o segundo dia de campanha foi marcado pelo avanço dos comboios de tanques.

– Todos os nossos alvos foram capturados com sucesso – disse o coronel Steve Cox. – O principal agora é ver a confusão à luz do dia, garantir que os locais estejam protejidos e avaliar a situação.

Embora a rápida invasão por terra tenha começado sob a luz pálida da lua no deserto, em Bagdá, a capital iraquiana, as luzes dos caças, da artilharia antiaérea e dos poderosíssimos mísseis e bombas da coalizão anglo-britânica enchiam o céu de luzes e o solo de chamas, ao destruir vários prédios.

A longamente aguardada ação por terra começou um dia antes do planejado, devido à decisão do presidente George W. Bush de lançar o “ataque de decapitação” contra Saddam Hussein e a liderança iraquiana na madrugada de quinta-feira.Funcionários do governo americano e o serviço secreto dos EUA estão debatendo se Saddam sobreviveu ao primeiro ataque da guerra e até que ponto sua liderança foi atingida.

O jornal americano “Washington Post” afirmou em sua edição desta sexta-feira que, para o serviço de inteligência americano, Saddam e ao menos um de seus dois filhos, Uday e Qusay, estavam no bunker no momento do ataque. O “Post” afirmou que os analistas não têm certeza se Saddam foi morto ou ferido.

O contra-almirante dos EUAJohn Kelly disse nesta sexta-feira acreditar que a guerra será vencida rapidamente.

– Vamos vencer a guerra e vencê-la rápido – disse Kelly, comandante do porta-aviões Abraham Lincoln, estacionado no Golfo Pérsico. Ele disse a jornalistas que as defesas aéres iraquianas contra mísseis cruzeiro Tomahawk e aviões militares aumentaram significativamente nos últimos dia em resposta aos ataques aéreos contra locais estratégicos em Bagdá.

– Eu acho que eles perceberam que o tempo deles está acabando e que estamos chegando, então eles aumentaram seus esforços para contra-atacar – disse o militar americano.