Notícias

Iraque contra-ataca disparando mísseis contra tropas americanas no Kuwait

Guarulhos, 20 de março de 2003

artePoucas horas depois de as forças dos EUA terem iniciado uma guerra com ataques a Bagdá que tinham como alvo Saddam Hussein e seus aliados, o Iraque contra-atacou lançando mísseis contra o vizinho Kuwait, onde tropas americanas e britânicas estão estacionadas à espera de uma ordem para iniciar uma invasão por terra do vizinho.

Não houve baixas nas forças aliadas, mas tropas em várias bases foram ordenadas a se esconder em bunkeres e a vestir roupas de proteção contra ataques com armas químicas. O Kuwait foi invadido em agosto de 1990 pelo Iraque, no que detonou a Guerra do Golfo, e ataques de retaliação eram esperados.

À medida que amanhecia em Bagdá, navios de guerra dos EUA a postos no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico dispararam mais de 40 mísseis cruzadores Tomahawk guiados por satélite, que atingiram três alvos perto de Bagdá. Começava o primeiro estágio da campanha militar para destituir Saddam Hussein e eliminar seu suposto arsenal de armas de destruição em massa. Bombardeiros stealth F-117, invisíveis ao radar, despejaram bombas de 900 quilos – as chamadas “destruidoras de bunkeres” – durante a operação dirigida a cortar a cabeça do regime iraquiano, chamada de “ataque de decapitação” pelo Pentágono.