Notícias

O Novo Modelo de Desenvolvimento para o Estado de São Paulo

Guarulhos, 19 de março de 2003

agendeAmpliar parcerias com o poder público municipal e iniciativa privada bem como investir no treinamento da mão-de-obra e em tecnologia são as diretrizes adotadas pelo atual secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles. Convidado pela Agende – Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, o engenheiro esteve no município nessa terça-feira (18) para proferir palestra sobre “O Novo Modelo de Desenvolvimento para o Estado de São Paulo”.

agende
Durante sua palestras Meireles afirmou que o “nosso desafio é fazer a crítica sobre o que está acontecendo, para aproveitar as oportunidade e gerar trabalho”.

O encontro, que contou com a presença de diversas autoridades e cerca de 150 convidados, também marcou o lançamento da nova logomarca da Agende e do site da entidade. Estiveram presentes o presidente da agência, Luis Roberto Mesquita; o prefeito Elói Pietá; o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Bispo Alemão; o presidente da Associação Comercial e Empresarial/ACE-Guarulhos, Anunciato Thomeo Sobrinho; o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca; o diretor-adjunto do Ciesp Guarulhos, Daniele Pestelli; o presidente da OSC Viva Guarulhos, Antonio Carlos de Almeida; o diretor do Setcesp, Celso Masson; Vera Biojone, representando a Infraero; e o diretor geral da Agende, Élson Roberto de Souza.

Na abertura, o presidente Luis Roberto Mesquita saudou a todos os participantes e disse que a Agende está conseguindo mudar o quadro atual da cidade com o apoio do poder público e da iniciativa privada, mantendo-se aberta a novas parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável de Guarulhos. Os demais componentes da mesa ressaltaram a necessidade da união de todos os segmentos da sociedade para se alcançar este objetivo.

O superintendente do Sebrae destacou ainda que Guarulhos representa a transformação da economia nacional que está deixando de ser predominantemente industrial para alavancar o setor de serviços que, segundo ele, representa empregos, oportunidade e empreendedorismo. Compartilhando desse pensamento, o presidente da ACE-Guarulhos, Anunciato afirmou que Guarulhos é modelo neste sentido e que o fato de receber personalidades como Ricca e Meirelles demonstra ser o foco das atenções no Estado e no âmbito nacional.

agende
Encontro do presidente da ACE Guarulhos, Anunciato Thomeo Sobrinho, com o secretário estadual da Ciência e Tecnologia.

Meirelles concordou e disse que como segunda maior arrecadação do Estado, Guarulhos merece receber investimentos na área tecnológica, potencializando o Aeroporto Internacional situado na cidade.

Durante sua palestra o secretário estadual traçou a evolução da formação bruta do capital nacional, constituído atualmente por mais de 82% pela iniciativa privada, e apenas 18% pelo Governo, situação bem diferente na década de 90 (30% contra 70% dos Governos). Infelizmente, disse ele, ainda somos apenas grandes exportadores de matérias-primas e grãos. Por isso, é que defendo um novo modelo de desenvolvimento onde se privilegie a geração de trabalho e renda”. Meirelles falou do peso da economia do Estado de São Paulo para o País: as cidades de Jundiaí, São José dos Campos, Santos, Campinas juntamente com a Grande São Paulo respondem por 71% do PIB no Estado, 39% do PIB nacional, exportando anualmente 58 bilhões de reais (1/3 do que é exportado pelo Brasil)

agende

Outras prioridades apontadas pelo secretário são a Educação para o trabalho; o investimento em tecnologia com certificação de qualidade, infra-estrutura, fortalecimento da micro e pequena empresa e das exportações. “Para viabilizar isto devemos identificar quais são os setores na economia que mais estão aptos para gerar trabalho e renda. Depois, precisamos treinar nossa mão-de-obra, mudando o atual quadro que nos leva a ser um dos três maiores exportadores de tecidos planos para vestuário do mundo, sem ter uma indústria de confecções forte”, disse ele, sugerindo a criação de um “cluster” de costureiras pela Agende, que segundo ele vem fazendo um belíssimo trabalho em Guarulhos.

Visite o site da Agende: www.agende-guarulhos.org.br