Notícias

E-mails falsos sobre IR assustam contribuintes e colocam Receita em alerta

Guarulhos, 14 de março de 2003

Nos últimos dias, dois e-mails começaram a circular pela internet com o objetivo de prejudicar a entrega da Declaração do IR e enganar os contribuintes. A mensagem mais grave, dá a falsa informação de que a Receita vai enviar o programa do IR por e-mail aos contribuintes e manda um cadastro a ser preenchido com vários dados pessoais de quem recebe a mensagem. No outro e-mail é feito um alerta, também falso, para que as pessoas não enviem a declaração pela rede por existir o risco de terem seus dados interceptados.

A Receita já foi procurada por muitas pessoas que receberam essas mensagens e ficaram preocupadas sem saber como deveriam proceder. A Receita esclarece que o programa do IR só estará disponível em seu site na internet e que não existe possibilidade de os dados das declarações serem interceptados no momento do envio.

” A comunicação é feita entre o computador do contribuinte e o sistema da Receita. Se existe uma tentativa de interceptação, a conexão entre os dois cai. Além disso, a Receita não fornece e nunca forneceu o programa do IR por e-mail ” disse o supervisor nacional do programa do IR, Joaquim Adir.

A Polícia Federal vai tentar descobrir de onde saíram as mensagens. Os sistemas do Fisco estão entre os mais seguros do mundo. O site da Receita nunca sofreu qualquer tipo de invasão de hackers.

Segundo técnicos do Fisco, os arquivos transmitidos pelos contribuintes são transformados em código “ebcdic” (formato de dados reconhecido pelo banco de dados da Receita), compactados e criptografados (embaralhados) no momento da transmissão, sendo as informações tornadas legíveis somente no instante de processamento da declaração no banco de dados do Fisco. A comunicação entre o computador do contribuinte e o sistema da Receita possui mecanismos de criptografia com chaves (códigos) válidas somente durante a conexão, o que dificulta eventual interceptação e troca de informações no meio da transmissão.

A entrega da declaração do IR 2003 está ocorrendo normalmente e os contribuintes estão sendo mais rápidos no envio dos documentos este ano. Nos primeiros oito dias de entrega, a Receita já recebeu mais de 730 mil documentos, contra 250 mil em 2002. A Receita avisa que é bom não deixar a declaração para a última hora porque o prazo termina no dia 30 de abril e não será prorrogado.

Vivian Oswald