Notícias

Receita começa a receber a declaração do IR

Guarulhos, 06 de março de 2003

A Receita Federal começa a receber a partir desta quinta-feira, 06, pela internet a declaração do Imposto de Renda de 2003. Começa a valer na declaração deste ano a tabela corrigida em 17,5% de isenções e deduções no imposto de renda, o que diminui o imposto pago em relação ao ano passado.

Declarar pela internet continua sendo a forma mais fácil de declarar, seja no modelo completo ou no simplificado. Além disso, quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte receberá a restituição (se tiver direito).

A Receita recomenda aos contribuintes que comecem a preparar a papelada. Os contribuintes terão oito semanas pela frente para fazer as declarações do Imposto de Renda. Como nos anos anteriores, o prazo final é 30 de abril.

Neste ano, a Receita espera receber cerca de 19 milhões de declarações -número 15% maior do que os 16,5 milhões de 2002.

Quem ainda preferir usar o tradicional formulário impresso precisará aguardar mais algumas semanas provavelmente até o começo de abril, quando eles estarão disponíveis nas unidades da Receita.

As declarações pelo sistema on-line (pela internet, no site da Receita, mas sem necessidade de uso de programa de computador) e pelo telefone também deverão estar disponíveis somente nos próximos dias.

Somente poderá fazer a declaração on-line ou pelo telefone o contribuinte que satisfizer, cumulativamente, algumas condições: teve a posse ou a propriedade de bens e direitos no valor de até R$ 20.000 em 31 de dezembro de 2002 e opte pelo desconto-padrão de 20%, limitado a R$ 9.400.

Não poderá fazer a declaração on-line ou pelo telefone o contribuinte que passou à condição de residente no país em 2002 e aquele que declara em conjunto com dependentes que tenham rendimentos próprios. Motivo: nessas duas formas de declaração não há campos para incluir o CPF dos dependentes.