Notícias

Homologada nova diretoria da Associação Comercial

Guarulhos, 27 de fevereiro de 2003

arte“Estamos dando um grande salto na história centenária da Associação Comercial de São Paulo e os que virão terão orgulho de nosso trabalho”, disse o presidente da ACSP, Alencar Burti, após a homologação da chapa única, encabeçada pelo empresário Guilherme Afif Domingos, e a declaração da diretoria eleita para o biênio 2003-2005.

O auditório completamente lotado e a imagem da presença dos ex-presidentes -Romeu Trussardi, Lincoln da Cunha Pereira e Élvio Aliprandi – ao lado de Burti e do presidente eleito Guilherme Afif mostraram um processo de transição com a marca da unidade e do entendimento compartilhado. “Montamos uma importante teia de aranha que agora precisa ser reforçada, e tenho certeza que o Guilherme, com sua tenacidade e experiência pessoal, conseguirá cumprir essa missão”, disse Burti.

Afif destacou o enorme trabalho de Burti, nos últimos quatro anos de mandato, em administrar pressões e divergências de interesses e conseguir armar uma rede de informações na Associação jamais imaginada antes – a centralização de todos os serviços de proteção ao crédito do Estado e do País.

Alternância – “Caçador de consenso”, foi como Afif qualificou Burti, cuja gestão foi elogiada em duas dezenas de palavras emocionadas de diretores e conselheiros da ACSP. Entre eles, além dos ex-presidentes, Waldemar de Oliveira Verdi, Farid Murad, Luciano Werthein, Carlos De Lena, Valir Abdallah e Alessandra Ferreira, do Fórum dos Jovens Empresários (FJE). Luiz Roberto Gonçalves – presidente em exercício durante a ausência de Burti – destacou o trabalho de Alencar Burti na difícil construção do RIPC.

Burti agradeceu o empenho de todos os seus companheiro de Associação a quem creditou o sucesso de sua missão. “Não fiz tudo o que queria, mas fiz tudo o que podia”, enfatizou. Ele lembrou a importância dos avanços obtidos na Federação das Associações Comercaiis e Empresariais do Estado de São Paulo ( Facesp) e a unidade garantida também no processo de transição, para a próxima gestão 2003/2005), tendo Afif como presidente eleito.

Guilherme Afif disse que o contato permanente com Burti e os outros vice-presidentes ali reunidos foi importante no processo de transição. Mais que isso, deixou claro que seu desafio estará centrado não apenas em consolidar a rede de serviços da Associação, mas também criar um verdadeiro “amalgama” entre entidades, de forma a garantir que “a união pela conivência, gerada em torno dos serviços, possa gerar também uma conivência pela convicção.”

Só assim, observou Afif, a Associação poderá voltar a luta por bandeiras que marcam os 108 anos de vida da entidade. “Nós somos a força da sociedade civil espontaneamente organizada”, disse. Essa força, segundo ele, cresce com a rede de associações dos empreendedores econômicos com o terceiro setor, que reúne os empreendedores sociais. “A ação social dá maior legitimidade das reivindicações econômicas”, afirmou. Essa força da ACSP se torna ainda mais importante quando as discussões das reforças ocorrem mais na perspectiva do governo e dos interesses corportativos.

Sergio Leopoldo Rodrigues