Notícias

Acordo com FMI será simplificado de 15 para 9 itens

Guarulhos, 27 de fevereiro de 2003

O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, afirmou que o acordo do Brasil com o FMI (Fundo Monetário Internacional) será simplificado, após a segunda revisão, que se encerra nesta semana. Segundo ele, a tendência é que os parâmetros do acordo caiam de 15 para 9 itens.

“Era uma verdadeira árvore de natal”, afirmou o secretário ao se referir aos 15 itens do acordo.

Levy não quis confirmar se as reformas da Previdência e tributária estarão fora do acordo. Mas, deu a entender que a tendência é mesmo esta. “As reformas são um compromisso do governo com a sociedade”, afirmou.

Ele disse que o que está acontecendo no país, como a discussão em torno das reformas, está sendo observado pelo FMI e são coisas boas. Para o secretário, “é importante que lá fora saibam dessas propostas, que são boas para o país e dão estabilidade e direção para a política econômica do Brasil”.

Levy lembrou ainda que essa visita do FMI ao país inclui a missão de se fazer um relatório a ser apresentado à diretoria do Fundo sobre como está a economia do país e, por isso, é importante que os técnicos entendam tudo que está ocorrendo.

Essa talvez seja a razão para mais um dia de trabalho da missão. Segundo Levy, as avaliações a serem feitas poderão influenciar positivamente na redução do risco-Brasil.

Sandra Manfrini