Notícias

Segundo lote do IR terá 15% de correção

Guarulhos, 04 de fevereiro de 2003

A Receita Federal deve liberar a partir do dia 10 de fevereiro a consulta pela internet ao segundo lote residual de restituições do Imposto de Renda (IR) de 2002, ano-base 2001. O dinheiro da restituição receberá a correção de 15%, referente à taxa Selic (juro básico da economia) mais juros de mora.

O lote refere-se à restituição de contribuintes que caíram na chamada malha fina ” declarações de IR que foram entregues com erros nas informações prestadas, ou que ficaram retidas para análises mais detalhadas. Após liberado para saque, o dinheiro não será mais corrigido.

A Receita não divulgou quantos contribuintes estarão neste segundo lote da malha fina. Os lotes residuais serão liberados todos os dias 15 até o mês de maio. A partir de junho, quando começar a restituição de 2003, as restituições da malha fina passam a ser feitas depois do dia 20, mantendo-se assim até dezembro.

A consulta pela internet poderá ser feita pelo www.receita.fazenda.gov.br, e pelo ReceitaFone no número 0300-78-0300. A restituição fica no banco por um ano, sem correção. A liberação de lotes residuais pode levar até cinco anos.