Notícias

Carlos Lessa na presidência do BNDES

Guarulhos, 07 de janeiro de 2003

arteO ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, confirmou o reitor da UFRJ, Carlos Lessa, na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova diretoria do banco será anunciada ainda nesta semana.

Lessa, de 66 anos, já dirigiu a área social do BNDES durante o governo de José Sarney. O decreto com a nomeação de Lessa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva será publicado no Diário Oficial da União até a próxima quarta-feira. A posse de Lessa ainda não tem data marcada.

Lessa enfrentou resistência de Furlan, a quem ficará subordinado, mas o ministro acabou cedendo. Furlan chegou nesta segunda-feira (06) à sede do BNDES, onde almoçou, por volta das 13h30m, com o atual presidente do banco, Eleazar de Carvalho. Depois Lessa se juntou a eles e, posteriormente, à equipe técnica do banco, passando a tarde em reunião.

Em um esforço para quebrar a resistência de Furlan, Lula promoveu um encontro no dia 21 de dezembro, quando ficou acertado que o BNDES teria uma divisão para financiar o comércio exterior, que seria coordenada diretamente por Furlan. Lessa ficaria com a área de desenvolvimento. A idéia foi depois descartada por Lessa.

– Tenho a impressão de que a história de dividir o BNDES é um factóide – afirmou.

Sabrina Valle