Notícias

Tarifas de energia podem aumentar até 30%

Guarulhos, 06 de janeiro de 2003

A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, afirmou nesta segunda-feira (06/01) à Rádio CBN que a tarifa de energia elétrica deverá ter um aumento neste ano que poderá variar de 25% a 30%. Segundo ela, isso ocorrerá em função da “herança” do modelo do setor deixado pelo governo anterior. Ela salientou ainda que cada vez que não há investimento na área há uma pressão por uma tarifa maior.

– Nós recebemos a herança do seguro-apagão, que não é responsável por esse patamar, mas também contribui. Os próprios leilões de energia feitos no ano passado também terão repercussão este ano. Tem na verdade toda uma pressão altista. A concepção do modelo implica em pressão tarifária – afirmou Dilma.

De acordo com a ministra, o novo governo deverá romper com o atual modelo.

– Nós iremos romper esse processo, através do modo que é feito o processo de licitação, vamos buscar tarifas médias mais baixas fazendo não a licitação onerosa (quem paga maior ágio leva a concessão), mas aquela que privilegia quem oferecer a melhor tarifa, selecionando-se os projetos mais eficientes – destacou.

No entanto, a ministra afirmou que isso não se pode fazer de uma hora para outra. Lembrou que a mudança é um processo.

– Nós não faremos isso no primeiro nem no segundo nem no terceiro mês – disse.

Roberto Samora