Notícias

Lula anuncia Ministério

Guarulhos, 24 de dezembro de 2002

ImagemCom 18 petistas, sete filiados a outros partidos e outros seis sem qualquer ligação partidária, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fechou nesta segunda-feira o Ministério que tomará posse com ele em 1º de janeiro. Aos 31 ministros, afirmou que, juntos, farão um grande governo. As surpresas reservadas por Lula foram a escolha de Guido Mantega para o Ministério do Planejamento e a criação de três novas pastas: o Ministério de Assistência e Ação Social, para o qual será nomeada Benedita da Silva; a Corregedoria Geral da União, destinada ao deputado Waldyr Pires (PT-BA), que passa a ter status de ministério; e a Secretaria Nacional de Pesca, que será ocupada por José Fritsch, ex-prefeito de Chapecó e candidato derrotado ao governo de Santa Catarina.

Depois do fracasso dos entendimentos com o PMDB, das reclamações dos outros aliados e da reação da esquerda do PT às primeiras nomeações, que marcaram a montagem do Ministério, o presidente eleito queixou-se de, que nos últimos dez dias, teve mais trabalho do que durante toda a campanha eleitoral. Lula disse também que comandará o governo como um maestro e pediu aos futuros ministros que dêem o melhor para atender à expectativa de mudanças e à esperança da população. Bem-humorado, comparou o seu trabalho ao de convocar uma seleção.

” Peço a Deus para iluminar cada um dos companheiros para que tenham a força para fazer o melhor. Vamos fazer o povo se orgulhar de seu voto em 27 de outubro ” disse Lula.

O presidente eleito anunciou que na próxima sexta-feira será realizada a primeira reunião ministerial, quando o coordenador da equipe de transição e futuro ministro da Fazenda, Antônio Palocci, dirá aos demais em que situação vão assumir o comando do país.

O anúncio dos ministros que completaram a equipe de governo foi precedido de sucessivas audiências com os escolhidos. O primeiro encontro foi com Ciro Gomes, convidado para o Ministério da Integração Nacional.

” Vai ser ministro da Integração Nacional um companheiro que teve uma das mais belas atitudes quando terminou o primeiro turno. Na primeira hora ele chamou o seu partido e seus eleitores para me apoiarem ” disse Lula ao anunciar Ciro.

Lula teve 11 encontros de meia hora com futuros ministros. Nestes, além do convite Lula dizia o que esperava de cada um dos integrantes de sua equipe e ouviu propostas. Estiveram com Lula os ministros de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral (PSB), das Comunicações, Miro Teixeira (PDT), dos Esportes, Agnelo Queiroz (PCdoB), do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (PT), da Integração Nacional, Ciro Gomes (PPS), da Cultura, Gilberto Gil (PV), dos Transportes, Anderson Adauto (PL), do Turismo, Walfrido Mares Guia (PTB), da Segurança Institucional, general Jorge Félix, da Previdência, Ricardo Berzoini (PT), da Secretaria dos Direitos da Mulher, Emília Fernandes (PT), do Ministério da Assistência e Ação Social, Benedita da Silva (PT).

Lula também anunciou os ministros do Planejamento, Guido Mantega (PT), extraordinário da Segurança Alimentar e do Combate à Fome, José Graziano (PT), o corregedor geral da União, Waldyr Pires (PT), e o secretário Nacional da Pesca, José Fritsh (PT). O presidente eleito anunciou também Luiz Dulci na Secretaria Geral da Presidência, Luiz Gushiken na Secretaria de Comunicação, Ricardo Kotscho, na Secretaria de Imprensa, André Singer como porta-voz da Presidência, e Álvaro Augusto Ribeiro da Costa na Advocacia Geral da União. Também foram confirmados o governador Olívio Dutra no Ministério das Cidades, Tarso Genro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, e José Viegas no Ministério da Defesa.

Ilimar Franco