Notícias

Preços dos remédios subiram quase 50%

Guarulhos, 06 de dezembro de 2002

O limite de reajuste de 9,92% autorizado pelo governo federal em novembro para os preços dos medicamentos não foi obedecido. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos (Idum) mostrou que a indústria farmacêutica teve aumentos bem acima desse patamar.

Segundo o estudo, realizado em parceria com o Conselho de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), o consumidor está pagando até 49,04% mais caro pelos remédios. A pesquisa mostrou que 7.883 itens de medicamentos tiveram seus preços aumentados em taxas que variam de 0,67% a 49,04%. O levantamento registrou ainda que 865 itens foram reajustados acima do limite máximo (9,92%) autorizado pela Câmara dos Medicamentos.

De acordo com o coordenador do Idum, Antônio Barbosa, esse estudo alerta para o que pode ocorrer a partir de 1º de janeiro, quando o controle dos preços dos remédios deixará de existir.

– Se o governo não se posicionar, os consumidores poderão esperar por aumentos ainda maiores – afirmou Barbosa.

A lei 10.213, de março de 2001, que define as normas de regulação para o setor de medicamentos, deixa de vigorar no 31 deste mês.